Páginas

sábado, 21 de setembro de 2013

A História da Guitarra.

Eu estou escrevendo este post para abrir uma série de outros. Como ultimamente eu estou me relacionando muito bem com a minha guitarra ultimamente, eu resolvi criar um espaço para que eu possa passar um pouco do que eu estou aprendendo para vocês.

Jimi Hendrix e a sua lendária Fender Stratocaster.

Essa nossa velha amiga, que é usada desde o Blues, do sul dos estados unidos, ao Heavy Metal, do Reino Unido. Mas a história da guitarra é mais do que o Riff de Smoke on The Watter, do Deep Purple. As primeiras guitarras elétricas surgiram nos anos 30, como modificações dos violões acústicos, e as primeiras geravam um som muito suave e bem diferente das guitarras de hoje em dia, que preenchem cada buraco da música.

Já as guitarras acústicas, existem a mais ou menos 5 mil anos. As guitarras parecem derivar de alguns instrumentos da Ásia Central. Elas foram introduzidas na Espanha no século IX, mas não se conhece com grande precisão a história desse instrumento, no entanto há duas hipóteses para a introdução do instrumento no ocidente.
A primeira hipótese é de que a guitarra derivou de um instrumento chamado Khetara Grega, mas com o domínio do Império Romano, passou a se chamar Cítara Romana, e que também era denominada de fidícula. Teria chegado à Península Ibérica por volta do Século I com os romanos. Esse instrumento se assemelhava à lira e posteriormente foram acontecendo as seguintes transformações: os seus braços dispostos da forma da lira foram se unindo, formando uma caixa acústica, à qual foi acrescentado um braço de três cravelhas e três cordas, e a esse braço foram feitas divisões transversais (trastes).

A segunda hipótese é de que este instrumento seria derivado do antigo alaúde árabe, nome originado da palavra al ud, (a madeira),3 e que teria sido levado para a Península Ibérica através das invasões muçulmanas. O alaúde árabe que penetrou na península nessa época foi um instrumento que se adaptou perfeitamente às atividades culturais e, em pouco tempo, fazia parte das atividades da corte.
Outra hipótese é de que foram aplicadas as técnicas do alaúde (cordas beliscadas, número de cordas, afinação, etc.) a instrumentos de corda friccionada (nessa altura chamadas “violas”). Isso explicaria o fato de em espanhol ter havido a distinção entre vihuela de arco (viola tocada com um arco) e vihuela de mano (viola tocada com a mão).
Esse é um pequeno resumo de informações que eu achei na internet. Deixe um comentário, caso tenha algo errado, eu irei corrigir.