Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Camping

Quem nunca pensou em pegar uma barraquinha e se embrenhar no meio do mato, a procura de aventuras? Mesmo sendo no meio de uma floresta tropical, existem regras básicas para sobreviver, não é lá que você vai fugir das regras. Então, pensando nisso, vou fazer um mega post para ensinar truques e digas para não ficar em maus bocados.

Fogo, a energia da natureza.

  Numa floresta não tem sua caminha e seu cobertor quente, você tem que criar a sua própria fonte de calor, mas não é só pegar uns gravetos e riscar um fósforo que ela irá acender, mas também não é uma
missão tão impossível assim.

Fazer uma fogueira é um dos maiores símbolos da vida ao ar livre. No topo de uma serra, à beira-mar ou esperando o nascer de mais um dia, o ritual de ficar ao lado do fogo com os amigos - jogando conversa fora quando a noite cai - passa de geração para geração como uma das boas tradições da vida campestre. Mas antes de riscar o fósforo é bom estar atento.

Fo
gueiras mal executadas podem causar incêndios de grandes proporções, destruindo a flora e matando animais silvestres. Uma providência mais do que correta é perguntar à polícia florestal ou ao proprietário do terreno se é permitido fazer fogueiras nas redondezas. A região pode estar passando por um período de seca e, nesse caso, os riscos de o fogo se alastrar de forma incontrolável são mais do que potenciais. Em áreas virgens, os cuidados devem ser redobrados. A melhor estratégia é separar a fogueira de focos de vegetação ou limbo seco, que podem fazer com que fagulhas se espalhem com o vento.

O ideal é limpar uma área plana, isolando-a de focos de folhas secas a pelo menos 3 metros da sua fogueira. Um cuidado importante é cavar um pouco a terra, fazendo um pequeno desnível que impede que a brasa se espalhe. Pedras também funcionam como um método eficiente para isolar a fogueira. Evite, ainda, fazer o fogo embaixo de rochas: a fuligem pode ficar incrustrada nelas por anos. Na praia, o conselho é fazer a sua fogueira acima da linha da maré alta. Por segurança, faça o fogo apenas quando o vento estiver soprando da terra para o mar.

Para a parte principal da fogueira, escolha toras de madeira ressecadas que não sejam maiores do que meio metro (mais ou menos o tamanho da área que vai do cotovelo até as mãos de um adulto). Apanhe também ramos , capim e folhas secas, que ajudam a fazer o fogo pegar. Mas evite usar álcool, que pode causar queimaduras em quem o manuseia e até explosões.

A fogueira que acende mais fácil é aquela em que os pedaços maiores de madeira são montados em forma de pirâmide, permitindo que um fluxo de oxigênio passe. Isso é vital para manter o fogo aceso. Os pedaços pequenos servem para atiçar o fogo, alimentando a fogueira até que as toras maiores comecem a queimar e se transformem, mais tarde, em brasa, ideal para cozinhar ou afugentar o frio.

Caso seus fósforos acabem antes de você conseguir fazer o fogo, mantenha a calma, ainda dá para acender sua fogueira. Um método bastante eficiente para fazer isso é usando uma palha de aço, que queima com apenas uma faísca e fogo, seja pela saída de um isqueiro sem gás, seja pela fricção de uma pedra contra outra, seja esfregando dois pauzinhos. Persista, que dá certo.

Tão importante quanto acender uma fogueira é saber apagá-la e limpá-la. Não use água para fazer isso, já que por reação química as brasas se transformam em carvão, que não se decompõe facilmente. O melhor é abafar o fogo. Em seguida, espalhe as cinzas pelo mato e guarde os restos maiores do carvão num saco de lixo. O grande barato da natureza é deixar o meio ambiente o mais próximo do que ele era quando você o encontrou, sem lixo ou restos de madeira queimada.




 Aaa uma cobra, humm, vou pega-la para ver como é.


 Não, nunca pegue um bicho que você não sabe como se comporta, ou se é venenoso. Claro se for um peixe, você poderá pegar-lo. Mas, para ficar bem avisado, vou lhes ensinar como reconhecer se o bicho é ou não venenoso.


Cobras:

VenenosasNão Venenosas

Cabeça chata, triangular, bem destacada.

Cabeça estreita, alongada, mal destacada.

Olhos pequenos, com pupila em fenda vertical e fosseta loreal entre os olhos e as narinas (quadradinho preto).

Olhos grandes, com pupila circular, fosseta lacrimal ausente.

Escamas do corpo alongadas, pontudas, imbricadas, com carena mediana, dando ao tato uma impressão de aspereza.

Escamas achatadas, sem carena, dando ao tato uma impressão de liso, escorregadio.

Cabeça com escamas pequenas semelhantes às do corpo.

Cabeça com placas em vez de escamas.

Cauda curta, afinada bruscamente.

Cauda longa, afinada gradualmente.

Quando perseguida, toma atitude de ataque, enrodilhando-se.

Quando perseguida, foge.


Escorpiões
 Não existe um escorpião não venenoso, então nem vou colocar fotos deles aqui, só vou avisar-lo para não ficar em lugares muito úmidos, e não é bom entrar em cavernas, pois lá existem milhares deles, e além de outros bichos, até mais perigosos!


Aranhas:
 Criaturas medonhas, e assustadoras! Existem mais de 35 mil espécies no mundo, grande parte oferece perigo ao homem, mas como é um animal, tem a sua importância no ecossistema então devemos respeitar-lá, fique longe de pedras e troncos podres, se for picado, corra para o hospital, se sentir tontura e dor de cabeça, é um caso sério.


Animais
 Existem animais na floresta, como gambás, cachorros do mato entre muitos outros. Eles não são venenosos mais a maior parte transmite raiva entre outras doenças horríveis! Respeite o espaço deles, e se necessário suba numa arvore! 


 A barraca.
Comprar uma barraca não é uma tarefa difícil, nesses supermercados da vida existe sempre uma seção especializada nisso, mas uma dica, não compre essas bem baratinhas, vai perder dinheiro e correr o  risco de ficar sem um abrigo, pois elas não são feitas de um material bom,  então desembolse um pouquinho a mais e compre uma de qualidade (normalmente as da marca Capri são as melhores).


 Atenção: Nunca saia andando mata adentro, se você quer uma aventura segura, vá a lugares reservados para isso, existe posto médico e coisas básicas lá. Nunca vá em lugares desconhecido, este post não faz de você um soldado especializado em sobrevivência em florestas em lugares remotos. Se ignorar meu conselho, faça por sua conta e risco de morte.

Nenhum comentário: