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quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Como construir um carrinho de rolimã


A História:
Não se sabe ao certo a história do mais radical dos brinquedos das crianças da década de 70 e 80 da região sudeste do Brasil. Pode-se dizer que os primeiros exemplares foram construidos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, no final da décadas de 60, começo da década de 70. Explica-se. O principal material, as rodas, eram rolamentos conseguidos em oficinas de manutenção de automóveis. As oficinas em questão davam manutenção aos carros daquela época, os Chevrolets Belair, os Fordões 50 51, os Pontiacs os Mercuries os Dogdes e os sofisticados Oldsmobiles, todos carros importados.
Os rolimãs bons para fazer os carrinhos vinham da transmissão destes carrões americanos. Mas também qualquer carro nacional também descartavam estas peças, e oficina para consertar as antigas latas velhas que zero Kilometro já apresentavam problemas com ruas esburacadas e falta de via apropriadas para o trafego de 
veículos.
O maior problema era conseguir as rolimãs, sem pagar nada, simplesmente pedindo e as vezes executando pequenos serviços das oficinas, na maioria das vezes de limpeza para obter o prêmio.
Engraçado que carrinho de rolimã era brinquedo dos meninos mais pobres ou com menos condições que não podiam ter uma biclicleta, mas tornou-se o pai, hoje avô dos brinquedos radicais no Brasil.
Os carrinhos de rolimã eram levados as ladeiras asfaltadas e que igualmente somente se popularizaram com a urbanização das cidades igualmente na época de 60 e 70, o que novamente confirma a época aproximada do surgimento deste brinquedo.
[http://pt.wikipedia.org/wiki/Carrinho_de_rolim%C3%A3]

 Vá à uma loja de ferragens e compre pinho, pense no seu tamanho, alto, baixo, cheiinho (sem ofensas) e peça a tabua central.

Depois veja um tutorial que achei aqui: http://www.monica.com.br/revistas/brincade/rolima.htm. (editado pois era muito infantil)



Com a ajuda de alguém mais responsável que você, serre a tábua para fazer a frente do carrinho (desenho 1).



 Faça um furo na tábua e outro na ripa maior (desenho 2) e, com uma lâmina, arredonde as pontas das ripas na largura dos rolimãs (desenho 3).







Encaixe os rolimãs e coloque os calços feitos com as sobras da madeira (desenho 4).



Lixe tudo. Pinte as ripas e a tábua. Deixe secar. Pregue a ripa menor na parte de trás da tábua (desenho 5).



Fixe a ripa maior da parte da frente com o parafuso e a porca (desenho 6).



Teste o seu carrinho num lugar seguro, longe de automóveis e ladeiras. Não esqueça de usar capacete, luvas e joelheiras. Vá sem equipamento de segurança para você se ralar todo e mostrar as cicatrizes para os seus filhos!!

 Se você não pedir ajuda de ninguém, e cortar o seu dedo fora, não mande para mim como prova, nem uma foto, somente o seu comentário já serve!
 Para ficar mais explicado e você não sofrer graves danos às suas mãos, veja esses vídeo:


 É pessoal, ficou bem melhor. Então comentem, comentem e comentem! Um beijo do Gordo!

7 comentários:

Anônimo disse...

Bem melhor.Haha um beijo do Gordo!

Anônimo disse...

Lucas, vc eh gordo??????

Lucas disse...

Não, é só uma brincadeira

Leo disse...

Gostei!Agora vou tentar fazer um!!!!

Anônimo disse...

Muito boom .

Anônimo disse...

Muito boom .

Anônimo disse...

Muito boom .