Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Como Construir Uma Casa Na Árvore

   Sei que muitos esperavam por esse post, então vamos lá!

Material:
-Trinta parafusos para madeira (auto-atarraxantes) de
15cm, de cabeça hexagonal, com arruelas boas e fortes
-Oito parafusos auto-atarraxantes de 20cm, de cabeça
hexagonal, com arruelas.
-Trinta e dois parafusos auto-atarraxantes de 20 cm,
de cabeça hexagonal e arruelas.


-Vigas de 7,5 x 10 com; pelo menos 5 m, mas é melhor
arranjar 6.
-20 de tábuas de pinho com 5 x 15 cm.
-Vigas de 5 x 10 cm para sustentar o telhado e as
paredes: 10 m + 46 m = 56 m.
-Assoalho de pinho para a escada: s,5 m².
-Serra de fita elétrica, furadeira elétrica, serrote
(de preferência, uma serra de mesa).
-Nível.
-Brocas grandes de 14, 16 e 18 mm.
-Escada de armar e escada comprida.
-Corda de segurança.
-Um saco de pregos e um martelo.
-lambri ou forro suficiente para cobrir quatro meias-
paredes, com área total de 7,8 m².Acrescente
aproximadamente 4,5 m² para o telhado
-Chave de boca para apertar os parafusos de cabeça
hexagonal.
-Formão para abrir as cavidades das dobradiças
da porta alçapão.Duas dobradiças.
-Quatro pitões grandes que possam ser aparafusados
no tronco da árvore.
-Saco de pano para contrapeso do alçapão.

Para construir a plataforma, precisa-se de tábuas de pinho de 5 x 15 cm, encontradas em qualquer loja de madeira.A base normalmente tem 2,1 m x 2,1 m e, assim, usam-se oito pedaços de 2,1 m e um a mais para guardas.No total: 19,5 m com 5 x 15 cm.

A maioria dos pais vai ter o cuidado de construir a casa do jeito mais seguro possível.Ninguém vai querer que uma coisa tão pesada caia com você lá dentro.Sempre que possível,de preferência exagere no material (por isso o listão de materiais), trabalhando com base no principio de que ''se houver uma guerra nuclear, esta casa na árvore vai continuar de pé''.

Escolha a sua árvore e verifique se a casa dará para o quintal do vizinho.Pois, se ele não gostar, pode pedir que você a derrube.Escolha a que altura a base ficará do chão.Isso vai depender, entre outras coisas, da sua idade;o ideal é dois metros e vinte do chão.É claro que as casas mais altas impressionam mais, porém, por outro lado são mais difíceis de fazer.Se o solo onde ela fica, for muito macio, use uma tábua para que os pés da escada afundem, podendo causar um acidente.

                                                              A PLATAFORMA



É preciso abrir um furo para os parafusos auto-atarraxantes; para isso, é preciso ter uma furadeira com a broca adequada e um fio de extensão com comprimento suficiente para chegar à árvore.

Construa a plataforma de acordo com as fotos                                                                               
                                                                                                                                                    

Tábuas de 5 x 15 cm.2,10 m de comprimento.Presas por três parafusos de
de 15 cm.Desenho fora de escala.
Cruzar as tábuas de 5 x 15 cm a 90 graus 
Quadrado de 2,10 m construído em volta do par superior de tábuas.
Dois parafusos de 15 cm em cada canto.

Os esteios feitos com as vigas de 7,5 x 10 cm são muito fortes , provavelmente fortes demais para o serviço.Como o tronco é irregular, provavelmente precisarão ter comprimentos diferentes.Primeiro corte-os mais ou menos do tamanho e seja generoso.A parte mais difícil é cortar a junta onde a parte de cima do esteio se junta à plataforma.

A força vem do fato de que a plataforma descansa sobre uma superfície plana nos quatro cantos.A junta usada lembra a boca aberta de um pássaro.Corte-a à mão, fazendo a marcação com o máximo de cuidado.A primeira tarefa é retirar um triângulo retângulo com dois cortes de serrote.

Marque um ponto a 10 cm da ponta, de ambos os lados, e depois faça uma linha até ele vindo da ponta oposta.Repita o procedimento para que tenha duas linhas diagonais.Onde elas se encontrarem, será o ponto central.Meça tudo duas vezes.Corte da borda para dentro.

O segundo, corte o mais difícil em termos espaciais, desce reto de um dos lados cortados na direção do outro.Mais uma vez, meça com muito cuidado o corte.Vale a pena treinar primeiro num pedaço de madeira qualquer.No final, você terá quatro pontas que se encaixam direitinho por dentro do canto da plataforma principal e também a sustentam.

Os parafusos de 20 cm podem parecer grandes demais para prender os quatro esteios ao tronco, mas lembre-se tudo vai se apoiar sobre eles.Fure toda a extensão do 10 cm do esteio, de modo que mais 10 cm de aço entrem na árvore.Não se preocupe, você não vai matá-la.As árvores são muito resistentes e a poda de um jardineiro causa-lhes mais mau do que isso, e além do mais ela não possui sistema nervoso, então não vai sentir dor...

Quando os quatro esteios estiverem no seu lugar, a plataforma não poderá se inclinar sem quebrar um deles.Isso é praticamente, impossível.Em testes realizados foram colocados seis adultos dentro da casa pronta, com um peso total de mais de 390 kg.

Para preencher os espaços entre a plataforma, usam-se tábuas de 5 x 15 cm.Corte o contorno do tronco nas tábuas, deixe um espaço para permitir o movimento da árvore quando ventar, e para ter onde jogar a poeira quando varrer a sua casa.

                                                               AS PAREDES 
É fácil montar retângulos no chão e depois içá-los até o seu lugar.O problema e que são muito pesados, portanto, use cordas e pelo menos, duas pessoas.Não tente levantar as paredes se não estiverem presas numa corda forte.

Para cada parede, usam-se vigas de 10 x 5 cm, com parafuso de 10 cm, para uni-las.Planejamos cobrir a parte inferior de cada parede com lambri, a não ser num dos lados, que ficou aberto, tendo só uma tela de arame para que as crianças não caiam.Foi importantíssimo ter uma furadeira/parafusadeira com força suficiente para enfiar os parafusos diretamente na madeira se abrir um furo antes.

O formato conseguido foi um retângulo simples com uma divisória e uns suportes verticais.Na hora decidir a altura, lembre-se que a casa na arvore é para ''crianças''.Fizemos com 1,70 m, o que certamente foi bem generoso. 

Cada parede foi colocada em cima do assoalho e aparafusada de cima para baixo.Observe que tudo vai parecer meio bambo neste estágio.As quatro paredes vão apoiar-se uma nas outras e, quando você colocar a última delas, o conjunto ficará extremamente sólido.O telhado também vai aumentar a estabilidade.

Observe ainda que duas paredes são mais baixas que as outras duas, portanto, planeje e meça com o máximo de cuidado, senão vai passar por maus bocados.Talvez a cabeça dos parafuso também atrapalhe.Embora isso leve tempo, seria bom fazer um orifício embutido para elas, com uma broca para madeira de 3/4 de polegada (16 ou 18 mm). Além dos parafusos auto-atarraxantes de 10 cm, usam-se quatro parafusos de 15 cm, com porcas, para juntar as laterais.


                                                                O TELHADO
O telhado do meu manual, é muito complexo, o que é um tanto desnecessário, o que pode ser feito é, comprar uma manta impermeável e colocar tábuas de 5 x 15 cm cobrindo a casa, colocando parafusos auto-atarraxantes para prender as tábuas as paredes.

                                                               AS PAREDES  
Para cobrir a parte de baixo das paredes, pode pegar qualquer tábua, e pregar à parede, essa parte fica a seu gosto.
                                                              O ALÇAPÃO 
O alçapão é basicamente um pedaço de compensado com dobradiças de janela.

Depois de terminar, espere uma noite, de verão, leve uma almofadas, seus quadrinhos favoritos, e um lanche, todo o ar fresco lá de fora vai dar fome.

15 comentários:

mangia08 disse...

quero ser parceiro meu blog fala sobre nerf e seu site é nerfeaqui.blogspot.com e se vc aceitar a parceria vc so presisa escrever um comentario vlw

mangia08 disse...

eu adorei o seu blog vlw

Anônimo disse...

TEM Q TER UM TIPO DE ARVORE CERTA

Anônimo disse...

bom gostei muito do blog otima ideia de ensinar fazer uma casa na arvore esse bolog me ajudou a construir a minha casa na arvore nao se arrependam esse bolg e de mais!!!!!

Unknown disse...

Me emsina

Unknown disse...

Muito Massa, vou tentar !

Unknown disse...

Muito bem elaborado,vamos ao planejamento ... rs

Hellen Santiago disse...

Nossa Ameei

Hellen Santiago disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Estou começando a fazer a da minha filhinha Yasmin, no entanto não tenho árvore que suporte esse modelo de casa, vou fazer algumas adaptações, não na árvore, é claro.
veja ai: Foto

Caso alguém tenha uma dica ou passo a passo de como fazer "casa na árvore" sem árvore. posta ai.

Aguarde...

Lucas disse...

Olá Thiago, muito legal você fazer isso para ela, mande algumas fotos do projeto para esse email (oblogperigoso@gmail.com) , que eu faço uma postagem, mostrando como está ficando! Obrigado pelo comentário, fico feliz com essas participações.

Unknown disse...

Comecei a montar uma semana passada.
Estamos fazendo apoiada no chão com postes 8x8.
Por enquanto fizemos apenas a base e no proximo final de semana vamos continar.

Fiquei com dúvida com relação as paredes apenas.

abraço e parabéns pelo projeto.

Anônimo disse...

nossa mt bom o seu site vou pedir para o meu pai comessar a fazer

sandra disse...

Gostaria de agradecer a planta, gostaria de adaptar um escorregador, é possível? parabéns.

Unknown disse...

Quero muito fazer uma casa da árvore com o seu projeto e explicação acho que vou conseguir obrigado!!!!