Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

Dicas para não ficar sem o computador

Todos sabemos que o meio mais fácil de ler o blog e de se acessar a internet é pelo computador, mas também todos sabem que como toda máquina ele quebra. Mas existem jeitos de evitar este tipo de transtorno, e por isso estou aqui escrevendo à vocês, para lhes ensinar como ser um técnico de informática, sem nenhum curso!

O Windows não iniciou, e agora?!

Existem meios bem interessantes de se contornar o problema, basta ter uma pequena noção do que você irá fazer e uns CD's de sistemas operacionais.


RESOLVENDO O PROBLEMA
Modo de segurança
Em muitos casos, algum item novo de hardware ou atualização errada em drivers do seu computador podem estar impedindo o Windows de inicializar corretamente. Desta forma, a melhor maneira de testar se este é o problema é iniciando o sistema em Modo de Segurança.
Geralmente, quando o Windows apresenta problemas ao iniciar, a opção de Modo de Segurança aparece automaticamente na próxima tentativa de inicialização. Caso ele não apareça, geralmente clicar em alguma das teclas “F” do seu teclado, em geral a F8 ativa a opção.
No modo de segurança, é possível diagnosticar melhor o problema e até reverter as alterações que possam ser a causa dele, além de realizar uma Restauração do Sistema para tentar retornar o Windows a uma data em que tudo funcionava corretamente.
UBUNTU
Outra opção muito interessante para você conseguir recuperar seus arquivos rapidamente é fazer uso do Ubuntu, um sistema funcional e que pode ser utilizado no seu computador sem qualquer instalação, rodando diretamente do CD.
Com o CD em mãos, acesse primeiramente a BIOS do seu computador e coloque a inicialização primária a partir do seu leitor de CD ou DVD. Para fazer isso, basta encontrar a função correta, que em geral é muito semelhante nas placas-mãe atuais. Veja abaixo um exemplo:
Agora, espere o Ubuntu carregar e escolha a opção “Experimentar Ubuntu sem fazer nenhuma alteração no seu computador”. Aguarde alguns segundos e pronto, o sistema operacional estará pronto para uso, permitindo então que você acesse suas pastas importantes e salve-as em um CD, DVD ou pendrive rapidamente. Vale lembrar que o Ubuntu usa constantemente o seu leitor de DVD, ou seja, será necessário ter mais um para poder gravar os arquivos em CDs ou DVDs.
ÚLTIMAS OPÇÕES
Instale uma nova cópia
Basicamente, este método consiste em instalar novamente o sistema operacional sem formatar o HD. Você deve fazer o boot pelo CD ou DVD, seguindo os passos de instalação normalmente, sem apagar ou formatar as unidades.
Desta forma, o sistema se encarrega de colocar os arquivos do Windows antigo em uma pasta separada, que pode ser acessada por você a partir do novo. Assim, será possível encontrar documentos importantes, eliminando diversas dores de cabeça.
Tente recuperar o Windows
Antes de formatar ou realizar medidas mais drásticas para recuperar seus arquivos ou o sistema por completo, vale a pena tentar utilizar as funções de reparo nativas dos sistemas operacionais. Tanto no XP como no Vista, há uma função para restaurar as possíveis falhas na estrutura do sistema.
Com o CD ou DVD do seu SO em mãos, repita os passos descritos anteriormente para carregar os arquivos a partir do leitor. Agora, insira a mídia nele e reinicie o computador. Pressione qualquer comando no teclado quando a informação aparecer na tela e aguarde o carregamento dos arquivos.
Vista
No Windows Vista, o processo é bem mais automatizado e em poucos cliques você pode tentar recuperar os arquivos do seu sistema operacional. Basta realizar o processo descrito anteriormente, clicando na opção indicada na foto abaixo para começar o processo.
XP
Com o Windows XP, é necessário que você tenha conhecimentos em linhas de comando para tentar algum tipo de reparo mais eficaz no seu computador. Clique na opção indicada na tela inicial do boot para tentar recuperar seu sistema.
Ainda com problemas?
Caso você tenha encontrado dificuldades em realizar os processos citados ou nada esteja resolvendo o problema, vale a pena pedir ajuda para alguém que domine este tipo de tarefa. Além disso, é possível instalar o seu HD em uma outra máquina que já tenha um disco rígido principal, o que pode ser feito por qualquer um que tenha algum domínio de configurações de hardware.
Vale ressaltar que as dicas apresentadas aqui não tem esse enfoque, dando ênfase à maneiras mais simples  e que não requerem a abertura do seu gabinete para a resolução dos problemas de inicialização do sistema.

Fonte: (http://www.tecmundo.com.br/img/v10/logo-tecmundo.png)


Vírus!!


Pegou vírus? Então vá nas Lojas Americanas e compre uns 5 CD's virgens, grave todos seus arquivos importantes neles, se você tem um Pen Drive é melhor ainda, pois não arranham e a capacidade de erro é muito remota. Não aconselho que você mesmo formate seu PC, mas vou deixar aqui explicado como se faz isso. Faça por sua conta e risco. Lembrando que existem pessoas especializadas nisso.



Ao utilizar o computador durante alguns meses sem tomar as devidas precauções em relação à manutenção do sistema operacional, além dos cuidados necessários com vírus e programas semelhantes, podem acontecer erros muitas vezes irreversíveis ao Windows.
Em muitos casos, a única saída é formatar o computador. No entanto, muitos usuários acham que realizar essa tarefa é um verdadeiro bicho de sete cabeças, envolvendo um processo complexo e difícil de ser efetuado.
Este tutorial vai ensiná-lo a formatar o seu computador com segurança, dispensando serviços de terceiros, poupando um bom dinheiro com isso. No entanto, pode-se lançar mão de outro recurso antes de partir para a formatação.
Restauração do sistema
Se recentemente seu computador passou a apresentar falhas, em especial ao inserir ou remover algum programa, os problemas podem ser corrigidos através de uma restauração do seu sistema operacional, o que não apagará seus dados nem nada de importância para você.
Como fazer
1.    Primeiro, clique no botão “Iniciar” e siga o caminho: Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Restauração do sistema;
2.    Na nova janela, marque a opção “Restaurar o computador mais cedo”. Clique para avançar;
3.    Escolha a data e o ponto de restauração (é recomendado selecionar uma data em que seu computador estivesse funcionando sem problemas);
4.    Feche todos os aplicativos abertos e avance até que a restauração comece (seu computador será desligado e reiniciado automaticamente, o que pode levar alguns minutos extras).
Escolha uma data segura para restaurar.
Não resolveu o problema?
Se mesmo com a indicação acima os problemas continuarem a apresentar falhas, parece mesmo que a saída é formatar o computador. Antes de entrarmos no guia é interessante explicar um pouco mais sobre o que consiste o processo de formatação.
Conceito
Ao formatar o computador, você estará na realidade apagando todos os arquivos contidos no seu disco rígido, deixando-o “zerado”. Por esse motivo, vamos ensiná-lo a guardar seus arquivos importantes antes de limpar o HD.
Assim que o disco rígido estiver sem nenhum arquivo, será realizada uma nova instalação do Windows. Depois que ela for realizada com êxito, os drivers (aplicativos que fazem as principais funções do PC funcionarem) deverão ser instalados.
COMEÇANDO
Antes de mais nada, é necessário realizar os procedimentos para salvar arquivos, instaladores e demais executáveis de sua preferência, como músicas, aplicativos, vídeos, entre outros. O processo mais fácil, nesse caso, é gravá-los em CDs ou DVDs, sem realizar modificações no seu HD.
No entanto, para evitar que esse processo se repita sempre que você quiser formatar o computador, é interessante dividir o seu disco rígido em duas ou mais partes. Assim você pode manter seus arquivos de mídia e documentos na partição secundária, deixando apenas o Windows e seus programas instalados na principal.
Para aprender a particionar o disco rígido, acesse nosso tutorial referente ao tema. Há um guia completo de aplicativos simples que realizam a tarefa, além de um tutorial para dividir o HD no Windows Vista.
Programas essenciais
Vale lembrar que alguns instaladores devem ser guardados, como antivírus e programas do gênero de sua preferência. Além de tudo, é fundamental ter o instalador do Service Pack 2 no seu backup, o que deixará o Windows compatível com diversos softwares atualizados, evitando problemas.
Não se esqueça dos drivers!
Sem entrar em termos técnicos, drivers são pequenos aplicativos que fazem a ligação entre as partes física e virtual do seu computador. Ao instalar um driver de som, por exemplo, sua placa de som reconhece os dados executados no Windows, fazendo com que as caixinhas emitam o áudio corretamente.
Em alguns casos, ao comprar um computador, você poderá receber um CD com os drivers referentes à sua placa-mãe. Caso isso não aconteça, é necessário fazer uma cópia deles, o que fica mais fácil com alguns aplicativos interessantes.
DriverMax
Este pequeno aplicativo é muito importante na hora de realizar cópias dos seus drivers. Ao clicar no link de download do programa, leia sua descrição e instale-o, aguardando a listagem dos drivers, o que pode demorar alguns minutos.
Faça um rápido backup dos seus drivers.
Assim que ele terminar, você estará apto a utilizá-lo. Clique na opção indicada na figura para começar o backup. Depois, selecione todos os drivers e, logo em seguida, comece o processo. Na próxima janela, estipule a pasta em que os drivers serão salvos (lembre-se de salvar a pasta com os drivers em um DVD ou na partição criada no seu disco rígido, além, é claro, do instalador do DriverMax).
Comece a Formatar
Antes de mais nada, é necessário mexer em algumas configurações da sua placa-mãe para carregar o CD do Windows. Na maioria dos casos, basta teclar Delete ou F2 na primeira tela exibida para acessar as opções. Como existem vários modelos e marcas diferentes de hardware, siga os passos de forma semelhante aos exibidos no trecho abaixo:
1.    Acesse a opção “Advanced BIOS Features”;
2.    Na opção “First Boot Device”, deixe a opção indicada como CD-ROM;
3.    Salve as mudanças antes de sair, através de algum atalho ou como na opção indicada.
As opções são semelhantes em muitas placas.
Com as mudanças realizadas, ligue o computador e insira o CD do seu Windows XP nele. Antes de o sistema operacional começar, você verá a opção “Pressione qualquer tecla para iniciar do CD”. Clique em qualquer botão do teclado para que o disco de instalação seja carregado.
Aguarde alguns momentos até que a tela azul apareça, contendo os próximos passos da instalação.

No XP

Siga as instruções abaixo para formatar o seu Windows XP:
1.    Em “Bem vindo ao programa de instalação” (Welcome to Setup), tecle Enter para proseguir;
2.    Na tela sobre o contrato de licença do Windows, tecle F8 para concordar com os termos descritos;
3.    Duas opções aparecerão na tela. Tecle “Esc” para reinstalar o Windows XP;
4.    Este é o menu com as partições. Caso você tenha criado uma nova partição para backup, lembre-se de não mexer nela neste momento;
5.    Selecione a partição que contém o seu Windows e a exclua, com a tecla D. Confirme a exclusão com os comandos requeridos nas etapas que seguem;
6.    Clique em “Espaço não particionado” e tecle Enter, para instalar o Windows neste local;
7.    Escolha a opção “Formatar a partição utilizando o sistema de arquivos NTFS”, o que pode levar um bom tempo, dependendo da capacidade do seu disco rígido;
8.    Aguarde a cópia dos arquivos e a reinstalação automática do sistema.

No Seven

1.    Salve as configurações e reinicie a máquina com o DVD ou pendrive inserido. Preste atenção à tela, pois você verá a mensagem para pressionar qualquer tecla e inicializar o sistema a partir do dispositivo indicado”.
2.     A instalação carrega os arquivos necessários. Defina idioma, modelos de data e moeda, e layout do teclado.
3.     Clique em “Instalar”. É possível atualizar uma versão já instalada do Windows, mantendo arquivos, configurações e programas, ou então começar do zero.
4.       Você deve escolher o drive onde vai instalar o sistema. Atente para a possibilidade de formatar a unidade escolhida e gerenciar partições.
5.        A instalação copia os arquivos necessários e reinicializa o sistema algumas vezes. Deixe que o computador inicie normalmente, sem clicar para iniciar a partir do DVD ou pendrive e siga as instruções na tela.
6.        Você deve definir nomes de usuário e de computador e senha. Não é obrigatório digitar a chave do Windows, mas você pode fazer isso para agilizar a validação se desejar.
7.        Caso o seu computador esteja conectado à internet, é possível buscar por atualizações. Complemente esta parte da instalação com ajuste de data e hora.
INSTALAÇÃO DO WINDOWS
Deixe que seu computador inicie normalmente (não clique para iniciar o sistema do CD como anteriormente) e siga os passos indicados nas primeiras janelas. Agora seu Windows estará acessível pelo mouse e pelo teclado, o que torna as coisas mais intuitivas.
A partir deste ponto, o próprio Windows lhe indicará os passos a serem seguidos, de um modo muito explicativo. Basta seguir todas as etapas corretamente e o programa terminará sua instalação em alguns minutos.  Aguarde o término do processo e a última reinicialização, terminando de configurar o sistema operacional.
PRIMEIROS PASSOS COM O SISTEMA NOVO
Ao iniciar o Windows pela primeira vez, você deve instalar, primeiramente, os drivers do seu computador. Para isso, vá até a partição de backup ou insira o DVD com os arquivos importantes salvos, executando o instalador do DriverMax.
Agora, clique na opção “Importar Drivers”, selecionando a pasta salva com os aplicativos. Aguarde a instalação dos drivers e reinicie o seu computador para evitar eventuais problemas. Assim que ele iniciar novamente, instale o Service Pack 2, reiniciando-o novamente em seguida.
Dessa forma, seu computador estará novo em folha, com seu registro intacto e operando de maneira funcional, sem os problemas encontrados anteriormente. Tudo que resta a você é instalar os programas e aplicativos de sua preferência.
Considerações finais
Vale ressaltar que formatar um computador requer prática e é um processo um tanto quanto complicado para usuários iniciantes. Caso você esteja enfrentando dificuldades em realizar a tarefa, é interessante pedir ajuda para alguém que entenda melhor do assunto, ou, em último caso, de um técnico especializado.
Resumindo um pouco as coisas, é fundamental lembrar-se de salvar os arquivos importantes do  computador antes de começar a formatação, pois, depois que ela começar, os dados do seu HD principal serão perdidos. Com calma e atenção, o bicho de sete cabeças da formatação será eliminado e você poderá economizar um bom dinheiro com isso.

Tem até um vídeo:



Bom se o pc não liga, não tem outro jeito a não ser pagar um técnico para resolver o problema.

Nenhum comentário: