Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Como aumentar o alcance de uma rede Wi-Fi


Que tal melhorar a qualidade do sinal da sua rede sem fio em casa ou no escritório gastando menos de R$ 20?
Tudo que você precisa é uma folha de papel comum, um pedaço de cartolina (pode ser também o papelão da tampa de alguma caixa ou embalagem), tesoura, cola e um pedaço de folha de alumínio – dessas que a sua mãe usa para dourar assados nas festas de fim de ano.



O vídeo acima (~6 minutos de duração) descreve e demonstra a solução, chamada de Ez-12 ou Windsurfer. Basicamente você precisa colar a folha de alumínio sobre a cartolina ou papelão, recortar usando o modelo do FreeAntennas.com, e encaixar os chanfros nos furos.



Simplesmente dobrar e curvar a folha de alumínio já serviria para aumentar o sinal, mas usar o modelo garante que a forma de parábola será mantida, e que a antena do seu access point ficará exatamente no ponto focal ideal para maior direcionamento.
Os caras do vídeo relatam que um micro que ficava distante do seu ponto de acesso e recebia sinal de apenas 82% passou a receber 100% imediatamente, assim que foi colocada uma antena Windsurfer no ponto de acesso Linksys.
Vale lembrar que a vantagem do efeito é direcional, e que tem recíproca: o sinal na direção oposta fica bastante reduzido.


[Retirado de:http://www.efetividade.net/2007/09/07/redes-sem-fio-como-aumentar-o-alcance-do-sinal-wireless-gastando-menos-de-r-20/]


Eu ainda não testei, mas vou ver aqui se dá tempo de ver isso!
Edição: Acabei de testar e o alcance aumentou para o apartamento todo! Até lá fora tem sinal! A minha antena nem é tão sofisticada igual a do vídeo, vou tentar até aprimorar-la.
Post Programado para postar.

Nenhum comentário: