Páginas

domingo, 28 de agosto de 2011

20 anos

Muitos conhecem o Nirvana, tem até em uma das minhas listas essa aqui. Mas o álbum completa 20 anos mês que vem, e para fazer uma homenagem em grande estilo, vou escrever o especial de domingo sobre ele!

 
1991, um ano bom:
Sei que muitos de vocês não tinham nem nascido nesse ano, mas isso não o impede de conhecer o quão importante foi e é no mundo da música. Quando as paradas de sucesso eram dominadas por bandas como Guns N' Roses e Michael Jackson, o Nirvana estava erguendo os pilares do novo rock, 3 garotos de Seattle que pensaram grande, e tinham um gênio na banda queriam tirar eles do topo! Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic formam a banda, muita raiva, letras sem muito sentido e camisas de flanela xadrez dominaram os anos 90. Se você gosta de Rock, tem que ter na sua prateleira (ou sei lá oque) Nevermind, pois ele é um álbum incrível, e sem ele não pode saber se curte ou não rock. Em comemoração dos 20 anos vão relançar o álbum (novamente), com videos entre outras mídias inéditas, eu por exemplo, vou juntar meu dinheiro para comprar ele! Mal posso esperar para tentar ver o quão esse ano foi...


E aqui vai uma lista de outros álbuns que também completam 20 anos:

RIO - O disco certo na hora certa, "Nevermind" é lembrado hoje pelo impacto de asteroide desgovernado que provocou no planeta rock naquele ano de 1991 . Mas, olhando em retrospecto, ele não foi o único disco memorável do período. Longe disso. Sendo assim, para fazer justiça a um ano em que as guitarras impuseram respeito num cenário que parecia dominado pelo pop de gravadora, lembramos aqui de outros 20 álbuns de responsa que completam 20 anos em 2011. Americanos ou britânicos, estreantes ou veteranos, mainstream ou underground, os grupos a seguir fizeram um 1991 muito feliz para os roqueiros do planeta.
1) R.E.M. - "Out of time" (11/03): transformou os patronos do indie rock em estrelas mundiais, graças à força de canções como "Shiny happy people" e " Losing my religion " - cujos videoclipes, aliás, marcaram uma época.
2) Metallica - "Álbum preto" (13/08): Igualmente adorado e detestado, foi o disco em que os reis do thrash metal baixaram a velocidade, simplificaram as músicas e venceram. " Enter Sandman ", "The unforgiven"..., hits não faltaram.
3) Blur -" Leisure" (26/08): Disco de estreia da banda inglesa que, em poucos anos, disputaria com o Oasis o trono do Britpop. Trouxe um bocado de psicodelia ("She's so high") e pop dançante com guitarra (" There's no other way ").
4) Pearl Jam - "Ten" (27/08): Da mesma cena grunge que o Nirvana, o grupo chegou ao primeiro disco igual a um fio desencapado de emoção. " Alive " e "Jeremy" abriram caminho - e eles foram em frente. Tocam no Brasil este ano.
5) Pixies - "Trompe le monde" (07/10): em seu quarto (e último) disco, a banda que influenciou "Smells like teen spirit" ainda mostrava ter bastante gás em canções como " Planet of sound " e "Head on" (do Jesus & Mary Chain).
6) Red Hot Chili Peppers - "Blood sugar sex magik" (24/09): Ainda funk, mas bem relaxado, o grupo californiano cometeu seu maior disco. Tem pedradas como " Suck my kiss " e belezas melódicas como as de "Breaking the girl".
7) Sepultura - "Arise" (02/04): Graças a esse CD, a banda brasileira entrou para o primeiro time do heavy metal mundial. Com peso absurdo e muita precisão na execução, destacaram-se a faixa-título e " Dead embryonic cells ".
8) Guns N' Roses - "Use your illusion I & II" (17/09): Dois LPs duplos, lançados no mesmo dia - a banda de Axl Rose não estava mesmo para brincadeira. Emplacou "Don't cry", " November rain "... Seria o seu último suspiro de grandeza.
9) Primal Scream - "Screamadelica" (23/09): A banda indie escosesa se entupiu de drogas e foi experimentar com música eletrônica. Fez uma obra-prima da psicodelia anos 1990, com faixas como " Movin' on up ". Em breve, vem ao Brasil com show de 20 anos do disco.
10) Soundgarden - "Badmotorfinger" (08/10): Álbum do estouro dessa banda do grunge com um grande vocalista e um instrumental desafiador. "Outshined" e " Jesus Christ Pose " fazem muita gente ter arrepios de saudade de 1991.
11) Teenage Fanclub - "Bandwagonesque" (04/11): Escoceses com melodias românticas, guitarras pesadas & melódicas e grandes canções (como " The concept "), tinham tudo pra chegar lá com esse disco. Mas aí veio o Nirvana... e o resto todos sabem.
12) My Bloody Valentine - "Loveless" (04/11): Os irlandeses quase faliram a gravadora Creation com esse álbum, que demoraram dois anos para gravar. Kevin Shields pintou paisagens de guitarra jamais vistas. Ouça: " Only shallow ".
13) U2 - "Achtung baby" (19/11): Enjoado de estar no topo do mundo, o U2 abandonou a imagem messiânica e se reinventou com ritmos dançantes e autoironia. Mas não descuidou das canções. Estão lá "One" e " Mysterious ways ".
14) Dinosaur Jr. - "Green mind" (19/02): Ícone do rock underground americano, o trio de J Mascis estreou numa grande gravadora juntando guitarras cáusticas e boas canções, como sua faixa-título . Mais ou menos como faria o Nirvana logo depois.
15) Primus - "Sailing the seas of cheese" (14/05): Liderada pelo virtuoso baixista (e bizarro vocalista) Les Claypool, o grupo chegou ao sucesso com esse disco de funk com guitarras pesadas, ritmos quebrados e melodias atonais. Ouça " Jerry was a race car driver ".
16) Mudhoney - "Every good boy deserves fudge" (23/07): Banda de Seattle que menos tinha a ver com o grunge. Fez desse disco um clássico do descompromisso de garagem. " Good enough " e "Into the drink" já garantem a festa.
17) Skid Row --"Slave to the grind" (11/06): Álbum surpreendentemente vigoroso da banda de pop-metal. "Monkey business" e a faixa-título promoveram o bate-cabeça. E " Wasted time " foi a balada para marcar posição nas rádios.
18) Ozzy Osbourne - "No more tears" (08/12): Ao lado do guitarrista Zakk Wylde, o velho homem do heavy metal renovou seu som com bons resultados. Os sucessos foram a faixa-título e a emocionada "Mama, I'm coming home".
19) Infectious Grooves - "The plague that makes your booty move" (9/10): Projeto paralelo de integrantes dos grupos Suicidal Tendencies e Jane's Addiction, o volátil coletivo estreou em álbum com uma pérola do estilo funk-metal. Ouça " Punk it up ".
20) EMF - "Schubert Dip" (06/05): Com jeitão de boy band, balanços irresistíveis e guitarras robustas, os ingleses confundiram os críticos quando apareceram com esse disco. Mas a faixa " Unbelievable " não deixou ninguém parado.
Então fazendo uma homenagem ao Nirvana, vou colocar um player de música para vocês ouvirem umas musicas muito boas! Aqui em baixo ó:

sábado, 27 de agosto de 2011

Pronto!

Já está disponível a página reservada para as listas, veja aqui http://oblogperigosoparagarotos.blogspot.com/p/listas.html

Ela será atualizada constantemente, a cada novo post.

Sobre: Listas²

Bom, muitas das minhas listas estão separadas em partes, e eu acho que elas merecem ter uma página só para elas, e sem ser separadas! Vai demorar um pouco mas vale a pena, como é sábado tenho bastante tempo para postar! E até vou aprimorar algumas listas!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Como se orientar pelo sol, entre outros.


Pontos cardeais e outras referências

Anselmo Lazaro Branco*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Localizar-se, estabelecer caminhos e orientar-se para seguir a direção certa: isso sempre acompanhou a história do homem na Terra. O que mudou, ao longo do tempo, foram os recursos (equipamentos, instrumentos), as características do espaço geográfico e, por conseqüência, os referenciais para localização e para orientação.
Dependendo das características do espaço geográfico, dos aspectos culturais dos povos, da disponibilidade de equipamentos, recursos, como plantas e mapas, e dos referenciais, a maneira de orientar-se e localizar-se variam. 
Pode-se localizar tomando por base referenciais como ruas, construções, estradas, rios, etc (situação comum à maioria das pessoas), ou por meio de conhecimentos geográficos, tais como: interpretação de plantas e mapas; domínio de noções sobre coordenadas geográficas - latitude e longitude -, manuseio e leitura de equipamentos, como GPS, bússola.

Rosa dos ventos

A rosa-dos-ventos é uma figura nos quais estão presentes:
  • Os pontos cardeais: Norte (N), sul (S), Oeste (O, ou West, em inglês) e Leste ou Este (L ou E);

  • Os pontos colaterais: Noroeste (NO), nordeste (NE), sudoeste (SO) e sudeste (SE);

  • Os pontos subcolaterais, és-nordeste (ENE), nor-nordeste (NNE), su-sudeste (SSE), és-sudeste (ESE), oés-sudoeste (OSO), su-sudoeste (SSO), nor-noroeste (NNO), oés-noroeste (ONO);

  • Os intermediários.

    Esses são os pontos que facilitam a orientação na superfície terrestre. A noção a respeito desses pontos de orientação é fundamental para estabelecer os deslocamentos aéreos e marítimos, por exemplo, ou em locais onde não há estradas, como regiões desérticas e áreas florestais.

    É fundamental também para manusear e utilizar plantas e mapas, determinando-se, por exemplo, a localização de cidades, estados, regiões, países, continentes, oceanos, tomando-se por referência um certo local ou elemento: ao afirmamos que o estado de Tocantins está ao norte de Goiás, tomamos como referência este último estado.

    As estrelas do céu

    Sem equipamentos é possível orientar-se por alguns astros. Os astros sempre tiveram um papel importante na orientação de homens e mulheres ao longo da história, em particular nos deslocamentos de longa distância. Somente mais recentemente, no decorrer do século 20, com o avanço tecnológico mais acelerado, é que equipamentos, como o GPS, passaram a dispensar, praticamente, os astros na orientação.
    No entanto, precisamos pensar que observar o céu numa noite sem nuvens - sobretudo, longe de uma grande cidade, atentar para a seqüência das fases da Lua com o passar das semanas, apreciar um nascer ou um pôr-do-Sol são momentos de contemplação da natureza benéficos para o corpo e para o espírito, além de serem uma oportunidade para conhecermos/entendermos mais sobre o mundo que nos cerca e despertar nosso o interesse pelo estudo de uma série de aspectos que cercam a existência do nosso planeta e demais astros do Universo, além da nossa própria existência. 
    Mas atenção! Nunca olhe diretamente para o Sol, pois isso pode causar danos aos olhos, inclusive, cegueira. 

    Orientação pelos astros

    A orientação pelos astros depende de uma série de condições que estão relacionadas, por exemplo, à situação do tempo atmosférico (é preciso que o céu esteja limpo), à localização do observador no planeta Terra - distância em relação à linha do Equador -, à época do ano, e sem a utilização complementar de equipamentos astronômicos, essa orientação não será totalmente precisa. Trata-se de uma orientação aproximada.
    A orientação pelo Sol está baseada no seu movimento aparente - é a Terra que gira em torno do seu próprio eixo (movimento de rotação da Terra), e é por isso que afirmamos ser um movimento aparente. Esse astro aparece, não exatamente na mesma posição, que varia no decorrer do ano, mas de um mesmo lado, que é o Leste (oriente), e põe-se no lado oposto, o Oeste (ocidente). Determinando-se um lado, no nascer ou pôr-do-sol, pode-se, de modo aproximado, utilizar os pontos de orientação e, a partir daí, orientar-se. 
    É comum afirmar-se que a orientação pela Lua somente pode ser à noite. O geógrafo e astrônomo Paulo Henrique Sobreira destaca que "independente da fase da Lua e do horário, ela sempre surge no lado Leste e desaparece no lado Oeste. Os horários de nascer e ocaso da Lua variam principalmente de acordo com suas fases. Na Lua Cheia, por exemplo, em uma dada localidade, ela nasce por volta das 18h (...) e se põe próximo às 6h. No dia seguinte, o nascer e o ocaso ocorrerão cerca de 50 minutos mais tarde para aquela mesma localidade. Dessa forma, a Lua pode ser vista também durante o dia, principalmente nas fases de Crescente e Minguante." 

    Cruzeiro do Sul

    A orientação por outras estrelas (o Sol é uma estrela) também é possível, mas é necessário, como afirma Sobreira, que se tenha uma noção básica de entendimento de carta celeste, inclusive para auxiliá-lo na observação. No caso do Brasil, inclusive para a porção do nosso território que se encontra no hemisfério Norte, é possível orientar-se pelo Cruzeiro do Sul, uma constelação que é vista em quase todas as noites do ano. A partir de algumas relações baseadas nessa constelação, é possível determinar, aproximadamente, o ponto Sul. A Estrela Polar, visível no hemisfério Norte, pode ser utilizada para a determinação aproximada do ponto Norte.

  • *Anselmo Lázaro Branco é professor de Geografia e autor do livro "Geografia Geral e do Brasil - Ensino Médio".
    Desculpem-me por copiar e colar esse post mas é só pelo celular para o blog não ficar parado, então muito obrigado pelos 262 acessos ontem e pelos 160 que já temos hoje! Obrigado também por alguém ter "curtido" o blog!

    quarta-feira, 24 de agosto de 2011

    FPS online!

    Todo garoto sabe o que é um vídeo game, e graças a um comentário de um leitor anônimo eu me lembrei disso!
    Não vou publicar o comentário pois contém palavras de baixo calão. Mas veja-o aqui: http://oblogperigosoparagarotos.blogspot.com/2011/05/como-fazer-um-carrinho-de-rolima.html

    Eu sou vou falar de FPS, ou jogos de tiro online.

    Então, vamos ao que interessa!

    3º Combat Arms:

    Talvez, o mais conhecido no mundo do FPS online "grátis", o seu realismo nas batalhas também impressiona, mas o que não pode ser deixado de lado é o quão de jogadores são hackers (Pessoas que matam através das paredes, voam, e miram automaticamente na cabeça do oponente), o que leva você a querer também jogar com hack, mas o maior problema são as manutenções periódicas no servidor, toda quinta, a manhã inteira o servidor fica fora do ar para manutenção, o que deixa os players irritados, e quando volta entram numa sala, e lá vai, três hackers! Mas no C.A (como é conhecido popularmente), não tem só coisa ruim, suas fases são ótimas (mas demoram 2 meses para chegar uma nova, mas isso não vem ao caso...) e temos um complexo sistema de compra de armas, que contém mais de 100 opções para o jogador, mas as melhores são de cash (moedinha do jogo). Esquecendo alguns fatos, o C.A pode ser uma ótima opção de passa tempo! Aqui vai o link para download:http://levelupgames.uol.com.br/combat-arms/guia-do-jogo/download
    E o link para fazer cadastro:http://games.levelupgames.uol.com.br/combat-arms/guia-do-jogo/criando-sua-conta.lhtml

    2ºBlack Shot:

    O jogo que a minha irmã joga, bom o Black Shot é quase um C.A, a não ser pelos bugs (falhas no sistema), que fazem uma jogabilidade horrível, por exemplo, no meu PC antigo, ele dizia que necessitava abrir uma porta UDP para o jogo, e eu nem sei que diabos é isso! E como o jogo é muito pesado, não vou tentar rodar no note. Mas seus gráficos são bem feitos e seu sistema de armas é bem variado, e as manutenções não atrapalham pois não ocorrem assim uma tão perto da outra, e eles nem precisam tirar o sistema do ar!

    1ºPoint Blank
     
    O que acho mais legal e real, é sim, o point blank, ele é bem leve e realístico, o que deixa tudo mais emocionante e a pouco tempo chegou uma versão em português, e o mais incrível é que existem pouquíssimos hackers, e se você encontrar um, vão kikar na hora (Kikar= é mesma coisa que "chutar" da sala de jogo.), então esse é o primeiro da lista!

    domingo, 21 de agosto de 2011

    Especial de domingo: As curiosidades mais curiosas!

    O que aconteceria se uma bomba nuclear caísse em São Paulo?

    por Artur Louback Lopes
    O primeiro passo para começarmos a especular sobre os efeitos de uma bomba atômica é definir a potência desse "brinquedinho". A Little Boy, que arrasou Hiroshima em 1945, tinha cerca de 15 quilotons, o equivalente a 15 mil toneladas de dinamite. Muito? "As bombas lançadas em Hiroshima e Nagasaki são estalinhos se comparadas às que existem hoje", diz o físico Roberto Vicente, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). Com o surgimento das bombas de hidrogênio, a potência dos artefatos foi multiplicada muitas vezes, chegando próximo dos 50 megatons (50 milhões de toneladas de dinamite). Como modelo, usaremos uma potência de 1 megaton, que é a capacidade da maioria das ogivas que integram o arsenal americano. Apesar de muito mais potente que a bomba lançada no Japão, ela é muito menor (45 quilos contra 4 toneladas da Little Boy) e pode ser lançada acoplada a um míssil balístico, atirado de uma base a centenas de quilômetros do alvo. É muito pouco provável que alguém queira atacar a cidade de São Paulo, mas como existem cerca de 30 mil bombas espalhadas pelo mundo, o risco da catástrofe não pode ser 100% descartado.
    Metrópole em chamasVeja o estrago de uma bomba 70 vezes mais potente que a de Hiroshima atirada sobre a praça da Sé
    NÍVEL 1 - Epicentro
    Em Hiroshima, 89% das pessoas que estavam no local da explosão morreram na hora. Na praça da Sé, o epicentro do nosso ataque virtual, dificilmente alguém escaparia com vida. Se a bomba atingisse o solo (a de Hiroshima explodiu a 580 metros de altura e não formou cratera), ela abriria uma cratera de 300 metros de diâmetro e 61 metros de profundidade
    NÍVEL 2 - Raio de 960 m
    Nesta área dificilmente algum prédio ficaria de pé - construções históricas como o Teatro Municipal e o Pátio do Colégio desabariam, assim como a atual sede da prefeitura. A bola de fogo, com temperatura semelhante à do Sol, faria com que pessoas e objetos próximos a ela se desmaterializassem, ou seja, simplesmente evaporariam
    NÍVEL 3 - Raio de 3,3 km
    A onda de pressão gerada pela explosão derrubaria a maioria dos prédios desta área. A avenida Paulista, onde estão instalados edifícios de hospitais e grandes empresas, viraria um amontoado de destroços. Segundo o IBGE, 414,3 mil pessoas vivem nesta região. A radiação, somada à temperatura altíssima e aos fortes ventos carregados de destroços, mataria cerca de 98% destas pessoas
    NÍVEL 4 - Raio de 6,9 km
    Nesta área os ventos ainda teriam velocidade semelhante à do furacão Katrina (cerca de 250 km/h), que varreu o sul dos Estados Unidos em agosto do ano passado. Casas desabariam e os prédios que ficassem em pé certamente sofreriam danos. Este círculo demarca a chamada área letal, dentro da qual o número de sobreviventes é semelhante ao de mortos
    NÍVEL 5 - Raio de 15,28 km
    Ventos de cerca de 65 km/h são incapazes de danificar prédios maiores, mas casas podem sofrer avarias. Cerca de um terço das pessoas nesta região poderiam ficar feridas. São Paulo certamente sofreria mais do que cidades acostumadas a ser atingidas por terremotos e furacões, como a própria Hiroshima atualmente, cujos prédios contam com estruturas mais robustas
    Radiação
    radiação lançada pela bomba causa morte celular e mutações. Seu alcance varia de acordo com a direção e a velocidade do vento, além do local da explosão (no chão ou no ar). Para se ter uma idéia, uma simulação realizada pela Federação dos Cientistas Americanos, com ventos de 24 km/h e uma bomba de 1 megaton, indicou que 50% das pessoas localizadas a até cerca de 16 quilômetros morreriam em 96 horas e, cada vez mais perto do epicentro, esse percentual seria maior. "Mesmo que a pessoa não morra nos primeiros seis meses após a exposição, ela pode vir a morrer de câncer resultante da mutação após algumas dezenas de anos", diz a física Emico Okuno, do Instituto de Física da USP

    Por que o Natal é comemorado em 25 de dezembro?

    Parece incrível, mas a escolha da data não tem nada a ver com o nascimento de Jesus. Os romanos aproveitaram uma importante festa pagã realizada por volta do dia 25 de dezembro e "cristianizaram" a data, comemorando o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354. A tal festa pagã, chamada de Natalis Solis Invicti ("nascimento do sol invencível"), era uma homenagem ao deus persa Mitra, popular em Roma. As comemorações aconteciam durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano. No hemisfério norte, o solstício não tem data fixa - ele costuma ser próximo de 22 de dezembro, mas pode cair até no dia 25. A origem da data é essa, mas será que Jesus realmente nasceu no período de fim de ano? Os especialistas duvidam. "Entre os estudiosos do Novo Testamento e das origens do cristianismo, é consenso que ele não nasceu em 25 de dezembro", afirma o cientista da religião Carlos Caldas, da Universidade Mackenzie, em São Paulo. Na Bíblia, o evangelista Lucas afirma que Jesus nasceu na época de um grande recenseamento, que obrigava as pessoas a saírem do campo e irem às cidades se alistar. Só que, em dezembro, os invernos na região de Israel são rigorosos, impedindo um grande deslocamento de pessoas. "Também por causa do frio, não dá para imaginar um menino nascendo numa estrebaria. Mesmo lá dentro, o frio seria insuportável em dezembro", diz Caldas. O mais provável é que o nascimento tenha ocorrido entre março e novembro, quando o clima no Oriente Médio é mais ameno.

    Como ocorrem os eclipses lunares?

    por Rodrigo Ratier
    Um eclipse acontece toda vez que um astro deixa de ser visível porque entra na sombra de outro. No caso dos eclipses lunares, a Lua desaparece momentaneamente porque a Terra se posiciona entre nosso satélite e o Sol. "Isso ocorre em noites de lua cheia, mas apenas quando os três astros estão perfeitamente enfileirados. Como a órbita da Lua fica inclinada 5 graus em relação à órbita da Terra e à do Sol, o alinhamento que gera os eclipses só é possível duas ou três vezes por ano", afirma o astrônomo Roberto Boczko, da Universidade de São Paulo (USP). Dependendo da posição do satélite em relação à escuridão projetada pela Terra, ocorrem três diferentes tipos de eclipses: o total, o parcial e o penumbral. Os primeiros registros dos sumiços lunares apareceram há pelo menos 4 mil anos em relatos dos babilônios e chineses, que acreditavam que o destino era determinado pelos astros. "Para esses povos, um eclipse era prenúncio de mau agouro.
    Por isso, imperadores chineses contavam com astrônomos para antever esses fenômenos. Se alguém errasse, a sina era a morte", diz Roberto. Com o conhecimento detalhado das trajetórias da Lua e da Terra, os eclipses lunares passaram a ser previstos com precisão absoluta. Mas o fenômeno ainda desperta interesse nos cientistas. Durante o rápido desaparecimento da Lua, a radiação solar deixa de aquecer o solo do satélite abruptamente, abrindo espaço para o estudo da condução de calor na superfície lunar. Para quem assiste ao show da Terra, não é necessária nenhuma precaução. Mas, se você quer conferir a cena de perto, a dica é recorrer a uma luneta ou a um par de binóculos.
    ECLIPSE TOTAL
    Acontece quando a Lua entra por completo na região de sombra total daTerra. Mas o satélite não chega a desaparecer, porque parte da luz solar continua iluminando-o indiretamente. Ao passar pela atmosfera daTerra, os raios vermelhos da radiação solar são desviados e atingem aLua, conferindo-lhe uma cor entre o laranja e o marrom. Cerca de 35% dos eclipses lunares são desse tipo
    PRÓXIMO NO BRASIL: 9 de novembro de 2003
    ECLIPSE PENUMBRAL
    Também ocorre em 35% dos casos, sempre que a Lua passa pela região de escuridão parcial projetada pela sombra do nosso planeta. Nessas situações, o brilho do satélite permanece quase igual, por isso é difícil ver um eclipse penumbral, mesmo com a ajuda de telescópios. A diminuição da luminosidade só é percebida com aparelhos especiais, chamados de fotômetros
    PRÓXIMO NO BRASIL: 24 de abril de 2005
    ECLIPSE PARCIAL
    Nesse tipo, apenas uma parte do satélite passa pela região de sombra total e desaparece. O restante permanece visível porque atravessa a área de penumbra, onde ainda incide um pouco de luminosidade solar. É o tipo de eclipse lunar que ocorre com menor intensidade: aparece no céu terrestre em 30% das vezes
    PRÓXIMO NO BRASIL: 16 de agosto de 2008
    RECHEIO ESCURO
    Os tipos de eclipse lunar dependem da posição do satélite em relação à sombra da Terra. Nosso planeta projeta uma área de escuridão dividida em duas regiões: a sombra total, onde o planeta bloqueia todos os raios solares, e a penumbra, uma espécie de escuridão parcial. Um eclipse total fica no meio de um "sanduíche" entre as fases penumbral e parcial de desaparecimento da Lua. Ao todo, o sumiço lunar completo leva cerca de quatro horas, mas apenas 30 minutos são de escuridão total
    AUDIÊNCIA GARANTIDA
    O desaparecimento da Lua pode ser visto em qualquer lugar do mundo em que esteja escuro. Isso porque a sombra que nosso planeta lança sobre o satélite é muito grande, equivalente a cerca de três vezes o diâmetro da Lua. Por essa razão, os eclipses lunares se repetem mais em um determinado lugar do que os solares. Em um intervalo de 18 anos, uma pessoa em São Paulo, por exemplo, vê entre 19 e 20 eclipses lunares, dos quais ao menos cinco são totais

    Quais são os dez melhores filmes de ação de todos os tempos?

    por Artur Louback Lopes
    Quem domina a lista é Indiana Jones, o arqueólogo louco por aventuras criado por George Lucas e levado à telona em uma trilogia dirigida por StevenSpielberg. Os dois primeiros filmes da série lideram nosso ranking, produzido a partir da opinião de um júri de cinéfilos, que, como poucos, apreciam aquelas produções que dão mais valor às perseguições e explosões do que aos diálogos. São eles: Luiz Carlos Merten (Estado de S. Paulo), Sérgio Dávila (Folha de S. Paulo), Luiz Iria (editor de infografia da Superinteressante), Roberto Sadovski (revista SET), Bruno Porto (O Globo), Eliseu de Souza Lopes Filho (professor da FAAP) e Rubens Ewald Filho (crítico de vários veículos).
    1. Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida
    Diretor - Steven Spielberg
    Ano de lançamento - 1981
    Logo na sua primeira aventura, Indiana tem uma missão casca-grossa: encontrar a Arca da Aliança, que tornaria invencível quem a possuísse. O problema é que um adversário de peso também está de olho na relíquia. Ninguém menos do que Adolf Hitler.
    Ponto alto - Indiana foge de uma pedra gigante dentro de uma caverna e por pouco não é esmagado
    2. Indiana Jones e o Templo da Perdição
    Diretor - Steven Spielberg
    Ano de lançamento - 1984
    Na sua segunda aventura, o arqueólogo encarnado por Harrison Ford tem a missão de salvar um grupo de crianças escravizadas por um feiticeiro doidão. Desta vez, Indiana conta com a companhia indesejável de um japinha e de uma cantora de cabaré.
    Ponto alto - Indiana e seus dois protegidos embarcam em um carrinho que cruza os trilhos de uma mina a todo vapor
    3. Duro de Matar
    Diretor - John McTiernan
    Ano de lançamento - 1988
    Bruce Willis vive um detetive que viaja a Los Angeles para encontrar sua esposa. Quando chega ao prédio onde ela trabalha, nota que "tá tudo dominado" por um grupo de terroristas. A única saída é acabar com eles e salvar a mocinha.
    Ponto alto - Para fugir de uma explosão, John McClane (Willis) salta do alto do prédio pendurado em uma mangueira de hidrante
    4. O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final
    Diretor - James Cameron
    Ano de lançamento - 1991
    O andróide quase humano vivido por Arnold Schwarzenegger volta à cena do outro lado da força: desta vez, é programado para proteger o garoto John Connor, que está na mira do moderníssimo robô T-1000.
    Ponto alto - O Exterminador e John Connor fogem de T-1000 em uma moto envenenada. Detalhe: o vilão os persegue dirigindo um caminhão
    5. Matrix
    Diretor - Andy e Larry Wachowski
    Ano de lançamento - 1999
    Thomas Anderson (Keanu Reeves) é um simples programador de sistemas até que o sombrio Morpheus se convence de que ele é Neo, o encarregado de salvar a humanidade da dominação de Matrix. Aí começa toda a loucura do filme.
    Ponto alto - Neo e a sua gatinha Trinity armam-se até os dentes e partem para cima de dezenas de agentes Smith
    6. Fervura Máxima
    Diretor - John Woo
    Ano de lançamento - 1992
    A história não é das mais originais - um policial decide vingar a morte do seu parceiro triturando uma gangue de mafiosos -, mas as seqüências de tiros e explosões são tão iradas que catapultaram a carreira do diretor chinês John Woo. No ano seguinte já estava em Hollywood.
    Ponto alto - Tequila, o policial vingador, e um chefão da máfia ficam cara a cara, cada um com a arma encostada na cabeça do outro
    7. Gunga Din
    Diretor - George Stevens
    Ano de lançamento - 1939
    Esse você certamente não viu - se bobear, nem seus avós viram. Mas, embora não tenha efeitos especiais como os filmaços atuais, é um clássico do cinemade ação. A história gira em torno de três soldados ingleses envolvidos em guerras separatistas na Índia.
    Ponto alto - Uma das cenas marcantes é um quebra-pau dentro de um sobrado. Soldados rolam pela escada, outros voam pela janela e os mocinhos, claro, nem bagunçam o penteado
    8. Homem-Aranha
    Diretor - Sam Raimi
    Ano de lançamento - 2002
    O jovem Peter Parker ganha poderes especiais depois de um acidente em um laboratório. O problema é que o pai de um amigo seu também ganha superpoderes e se transforma no vilão Duende Verde.
    Ponto alto - Homem-Aranha se vê entre a cruz e a espada: tem de escolher entre salvar sua amada Mary Jane ou um bonde cheio de gente, ao mesmo tempo em que se defende do Duende Verde
    9. As aventuras de Robin Hood
    Diretor - Michael Curtiz e William Keighley
    Ano de lançamento - 1938
    Mais um clássico com cheiro de naftalina. Essa versão da história do mocinho mais bandido da ficção, que roubava dos ricos para dar aos pobres, pode te dar sono, mas na década de 1930 deixou muita gente com o coração acelerado.
    Ponto alto - Robin Hood e seu bando se escondem nas árvores da floresta de Sherwood e, de surpresa, atacam a cavalaria do rei
    10. Mad Max 2 - A Caçada Continua
    Diretor - George Miller
    Ano de lançamento - 1981
    O filme se passa em um futuro não muito distante no qual o petróleo se transformou em um bem tão raro quanto cobiçado. Max é um ex-policial violento mas bonzinho, que resolve ajudar uma comunidade a proteger sua refinaria particular.
    Ponto alto - O coração do espectador fica na boca durante o filme inteiro, mas as melhorespartes são as perseguições nas estradas

    Que lendas, citações e mensagens cifradas há na trilogia O Senhor dos Anéis?

    por Cíntia Cristina da Silva
    Lançado em 1954 pelo inglês J.R.R. Tolkien (1892-1973), O Senhor dos Anéis é um prato cheio para quem gosta de ler um romance repleto de informações escondidas nas entrelinhas. Doses de mitologia nórdica e celta, citações ao grande dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) e referências à geopolítica mundial dos anos 40 estão disfarçadas no meio da descrição do universo mágico criado pelo autor. Apesar de Tolkien ter negado publicamente algumas dessas supostas mensagens cifradas, é inegável que um dos segredos do sucesso de sua obra é justamente permitir uma grande variedade de interpretações.
    O romance, que no próximo dia 25 ganha sua terceira versão para o cinema, foi imaginado por Tolkien para ser um verdadeiro épico mitológico para a Inglaterra. O escritor era perito em anglo-saxão, uma espécie de inglês antigo que começou a desaparecer a partir do século 11. Com esse idioma ancestral teriam sumido também várias lendas e histórias mitológicas que eram passadas apenas oralmente de uma geração para outra. Tolkien achava que com isso os ingleses tinham perdido uma parte importante de suas raízes e tratou de se inspirar nas mais diversas referências para criar uma histórialendária. Alguém ainda duvida de que ele conseguiu?
    Mergulhe nessa
    Na livraria:
    O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis - Mitos, Lendas e Histórias Fascinantes, David Colbert, Editora Sextante, 2002
    The Letters of J.R.R. Tolkien, Humphrey Carpenter, Houghton Mifflin, 2000
    Na internet:
    www.tolkien.com.br
    www.tolkiensociety.org
    www.tolkien.co.uk
    Um mundo de duplo sentidoSegunda Guerra, Shakespeare e suposta analogia à maconha aparecem nas entrelinhas do romance de J.R.R. Tolkien
    ANÉIS ENTRELAÇADOS
    Ao imaginar um anel capaz de lançar o mundo nas trevas, Tolkien se inspirou em ao menos duas histórias. Uma lenda do folclore judaico conta que o arcanjo Miguel (enviado de Deus) deu a Salomão (rei de Israel no século 10 a.C.) um anel capaz de aprisionar almas perversas. A outra fonte de inspiração é um poema épico germânico chamado Canção dos Nibelungos. Escrito por volta de 1200, ele também fala dos poderes de um anel mágico.
    ELFOS QUE FALAM FINLANDÊS
    Quando era aluno na Universidade de Oxford, na Inglaterra, Tolkien teve contato com a gramática finlandesa. Esse idioma, um dos 16 que ele falava, tornou-se um dos seus favoritos e foi a base da criação da língua usada pelos elfos, o estranho "quenya".
    SER OU NÃO SER SHAKESPEARIANO
    Os ents, árvores falantes que se movem, têm origem no clássico Macbeth, de William Shakespeare. Macbeth é um rei que ouve de três bruxas o aviso de que seu reino estaria ameaçado quando uma floresta marchasse em sua direção. A estranha profecia se cumpre quando um exército camuflado com galhos de árvores avança contra ele. Já outra obra shakespeariana, Sonho de uma Noite de Verão, era renegada por Tolkien por ter ajudado a popularizar a imagem dos elfos como pequenas fadas. Tolkien preferia os elfos da mitologia nórdica, altos e belos.
    EUROPA DISFARÇADA
    O romance de Tolkien tem como cenário a Terra Média. Como a Europa, a Terra Média é um continente de vastos reinos. E, há centenas de anos, os próprios europeus usavam o nome adotado por Tolkien para se referir ao continente que habitavam.
    UMA GUERRA FAMOSA
    Tolkien detestava os paralelos entre O Senhor dos Anéis e a Segunda Guerra (1939-1945), mas é difícil não notar semelhanças. No romance, elfos e anões (inimigos históricos) se unem para combater um mal maior: Sauron. Na grande guerra, americanos e soviéticos se juntaram para enfrentar os nazistas. O próprio Tolkien também chegou a comparar os cientistas que criaram a bomba atômica aos elfos que faziam os anéis do poder. Para ele, ambos amavam a ciência e ignoravam as conseqüências de suas ações.
    ONDE HÁ FUMAÇA...
    Em meados dos anos 60, O Senhor dos Anéis se tornou muito popular entre os universitários americanos e, entre os hippies, surgiu a históriade que a erva de cachimbo descrita no livro — a pipeweed que Aragorn aparece fumando no segundo filme da trilogia — seria uma analogia à maconha. Tolkien nunca confirmou essa versão e ressaltava que a erva era simplesmente uma variedade de tabaco.
    MERLIN OU ODIN?
    O sábio de O Senhor dos Anéis, Gandalf, lembra muito o mago Merlin, feiticeiro das histórias do rei Artur. Merlin até influenciou Tolkien, mas Gandalf é mais associado a Odin, deus supremo da mitologiaescandinava, que também tem um anel mágico, é velho e sempre é representado com uma longa barba e um cajado. Odin ainda cavalga um cavalo com oito patas, considerado o mais rápido das lendas nórdicas. O cavalo de Gandalf só tem quatro patas, mas é o animal mais rápido da Terra Média.

    uais os dez criminosos mais procurados do mundo?

    por Tiago Jokura
    Nesta lista montada pelo FBI, a Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos, tem terrorista, assassino, traficante, estuprador... Enfim, só gente fina. Se você acha que bandido bom é bandido morto, pode ir mudando de idéia: a recompensa pelos foragidos vivos é violenta!
    10. WARREN STEED JEFFS
    Recompensa - 210 mil reais
    Procurado desde - Maio de 2006
    Warren era o líder de uma seita com mais de 10 mil seguidores nos Estados Unidos, Canadá e México. O problema é que o cara pregava a poligamia e era fanático por garotinhas, incesto e outras bizarrices. Suspeita-se que o "profeta", procurado por estupro e relações sexuais com menores, banque sua fuga com doações dos fiéis.
    Curiosidade - Warren teria mais de 70 esposas, incluindo um monte de viúvas do seu pai,fundador da seita.
    9. JORGE ALBERTO LOPEZ-OROZCO
    Recompensa - 210 mil reais
    Procurado desde - março de 2005
    No ranking, se o valor da recompensa é o mesmo (isso acontece, por exemplo, do 10o ao 5o lugar), o criminoso há mais tempo na lista é considerado o mais procurado. Jorge está na nona posição por causa de um crime de 2002. O mexicano matou a tiros a namorada Becky e dois filhos dela, e teria se pirulitado para o México.
    Curiosidade - Suspeita-se de crime passional. Jorge era casado com outra mulher e Becky estaria pensando em terminar o namoro com ele.
    8. ROBERT WILLIAM FISHER
    Recompensa - 210 mil reais
    Procurado desde - junho de 2002
    Esse americano de 45 anos viveu numa boa no estado do Arizona até abril de 2001, quando o cara surtou: atirou na cabeça da esposa Mary Jean e cortou a garganta dos filhos Britney e Robert Jr., de 12 e 10 anos, respectivamente. Depois de dar um fim à família, Fisher incendiou a própria casa com os corpos lá dentro. O único poupado foi o cachorro, que o assassino fez questão de levar na fuga.
    Curiosidade - No fim de 2005, um perfil com nome e fotos de Robert Fisher foi criado no site de relacionamentos MySpace, parecido com o orkut. Ninguém sabe se era trote ou não...
    7. RICHARD STEVE GOLDBERG
    Recompensa - 210 mil reais
    Procurado desde - junho de 2002
    Apesar de ter sido presidente de um clube de tiro em Long Beach, nos Estados Unidos, os delitos de Richard não têm nada a ver com armas de fogo. Ele é mais um criminoso envolvido com crimes de origem sexual. O maníaco, que hoje tem 60 anos, abusava de meninas com menos de 10 anos na Califórnia - e ainda por cima filmava tudo para armazenar em seu computador pessoal!
    Curiosidade - O critério de desempate entre o pedófilo e o assassino do item anterior é a idade. Richard ficou na frente porque consideramos que quanto mais velho o fugitivo, maior a dificuldade em escapar do FBI.
    6. GLEN STEWART GODWIN
    Recompensa - 210 mil reais
    Procurado desde - dezembro de 1996
    Chegamos ao fugitivo mais liso da lista! A primeira fuga de Glen rolou em 1987, enquanto cumpria pena de 26 anos por assassinato em uma prisão de segurança máxima na Califórnia. Recapturado no mesmo ano por tráfico de drogas, foi enviado para uma prisão em Guadalajara, no México. Em 1991, o cara matou um companheiro de cela e adivinha? Se mandou do xadrez de novo!
    Curiosidade - Como Glen é fluente em espanhol, suspeita-se que ele esteja viajando pela América Latina traficando drogas.
    5. DONALD EUGENE WEBB
    Recompensa - 210 mil reais
    Procurado desde - maio de 1981
    Esse americano de 74 anos era um reles assaltante de joalherias até desrespeitar o sinal vermelho em uma pequena cidade da Pensilvânia. Um policial parou o carro de Donald, e os dois começaram a brigar. Donald foi baleado no braço, mas conseguiu derrubar o policial e disparar dois tiros fatais. O criminoso nunca foi encontrado - há quem suspeite que ele tenha morrido logo depois da briga.
    Curiosidade - Desde que o FBI começou a divulgar seus dez mais procurados, em 1950, nenhum criminoso ficou tanto tempo na lista como Donald.
    4. JAMES J. BULGER
    Recompensa - 2,1 milhões de reais
    Procurado desde - agosto de 1999
    Com 76 anos, James é o criminoso mais velho da lista - e também é o mais versátil: ele é procurado por assassinato, extorsão, distribuição de narcóticos e (ufa!) lavagem de dinheiro. Conhecido pelo temperamento violento, James foi um dos nomes mais influentes da máfia de Boston, onde comandava uma quadrilha especializada em extorsão e tráfico de drogas.
    Curiosidade - O velhinho foi visto pela última vez em Londres, em 2002. Um sujeito reconheceu o fugitivo na lista dos dez mais procurados do FBI que ele viu no filme Hannibal.
    3. VICTOR MANUEL GERENA
    Recompensa - 2,1 milhões de reais
    Procurado desde - maio de 1984
    Estava faltando um ladrão à moda antiga! Em 1983, Victor roubou 7 milhões de dólares de uma companhia de seguros no estado americano de Connecticut, nos Estados Unidos. Na ocasião, ele sedou e algemou dois funcionários da empresa para "retirar" a bolada. Mas não matou ninguém.
    Curiosidade - Por causa da origem porto-riquenha, suspeita-se que Victor tenha fugido para Porto Rico ou Cuba.
    2. DIEGO LEON MONTOYA SANCHEZ
    Recompensa - 10,6 milhões de reais
    Procurado desde - maio de 2004
    Esse colombiano tem uma "carreira" muito bem-sucedida em seu ramo de negócios, o tráfico de drogas. Calcula-se que Diego seja responsável pela produção e distribuição de pelo menos 30% da cocaína consumida nos Estados Unidos.
    Curiosidade - Diego é um dos cabeças do violento Cartel do Vale do Norte, na Colômbia. Atualmente, suspeita-se que ele esteja sob proteção das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), grupo paramilitar de extrema direita.
    Recompensa - 57 milhões de reais
    Procurado desde - junho de 1999
    Se você acha que Osama se tornou o cara mais procurado do planeta por causa das 3 mil mortes nos atentados de 11 de setembro de 2001, vai se surpreender ao saber que o FBI está atrás dele desde 1998. Ele é acusado pelas explosões das embaixadas dos Estados Unidos na Tanzânia e no Quênia, matando mais de 200 pessoas. Depois dessa, ninguém imaginava que um terrorista fugitivo pudesse causar tanto estrago com um novo ataque - ainda mais dentro dos Estados Unidos...
    Curiosidade - Os Estados Unidos têm uma ligação antiga com o líder da Al Qaeda. Durante a guerra fria, a CIA, o serviço de inteligência americano, treinou o saudita e seus comandados para proteger o Afeganistão dos ataques da antiga União Soviética. Se arrependimento matasse...