Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cuidados ao navegar na internet!


 Bom, o meu blog está hospedado na internet, e ele pode conter algo inesperado, como vírus, sites ilegais, pornografia, entre outros. Não estou dizendo que meu blog é isso, só estou dando um exemplo que qualquer coisa pode conter algo "inesperado". Por isso, você deve andar na linha, nunca procurar por algo que sabe que é errado. Mas para entrar em mais detalhes e post não ficar parado, vou lhes mostrar umas informações básicas.

  Aula 11 : Para ser um bom internauta, nada melhor do que saber com clareza o que é,como surgiu e qual é o futuro previsto da Internet. Nesta aula, vamos ver o que é a Internet.
No dia 24 de outubro de 1995, o Federal Networking Council norte-americano aprovou por unanimidade uma resolução definindo o termo Internet. Esta definição foi desenvolvida em consulta com membros da Internet e comunidades de direitos da propriedade intelectual e diz o seguinte:

    Internet se refere ao sistema de informação global que -- (i) é logicamente ligado por um endereço único global baseado no Internet Protocol (IP) ou suas subsequentes extensões; (ii) é capaz de suportar comunicações usando o Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) ou suas subsequentes extensões e/ou outros protocolos compatíveis ao IP; e (iii) provê, usa ou torna acessível, tanto publicamente como privadamente, serviços de mais alto nível produzidos na infra-estrutura descrita.
Hoje vivemos numa realidade de fragmentos de conhecimento. Os indivíduos controlam as ações de partes e não mais do todo. Foco em conhecimento pressupõe a preocupação com a eficiência financeira, melhor performance, o objetivo de se tornar líder de mercado, o fazer mais com menos, e o ajuste a contingências quaisquer. Conhecimento não é igual a informação. O conhecimento, e o valor construído diariamente quando o focalizamos, é igual à análise e à ação em cima da informação.
A Internet, como rede mundial de computadores interconectados, é um privilégio da vida moderna para o homem moderno. É o maior repositório de informações acessíveis a qualquer pessoa que a acesse de qualquer parte do mundo. E o que torna a Internet tão diferente das outras invenções humanas é o insignificante período de tempo em que ela precisou para ser usada por milhões de pessoas. A eletricidade (1873), por exemplo, atingiu 50 milhões de usuários depois de 46 anos de existência. O telefone (1876) levou 35 anos para atingir esta mesma marca. O automóvel (1886), 55 anos. O rádio (1906), 22 anos. A televisão (1926), 26 anos. O forno de microondas (1953), 30 anos. O microcomputador (1975), 16 anos. O celular (1983), 13 anos. A Internet (1995), por sua vez, levou apenas 4 anos para atingir 50 milhões de usuários no mundo.
Vamos ver o porque para isso. E como tudo começou e evoluiu até chegar onde chegamos hoje. Vamos ler sobre a História da Internet na Aula 12!
[Retirado de http://www.aisa.com.br/oquee.html, não foi editado]

 Vemos no texto à cima o que é mais ou menos a internet, mas ela não é um mar de rosas, na multidão, temos muitas coisas, talvez, muito ruins! Uma delas são os hackers, mas para definir vou eu mesmo tentar explicar para você o que essas pessoas são e fazem.

                                                              Hackers:
 Muitos já devem ter ouvido falar deles, se não vou explicar. O termo hacker se aplica a uma pessoa que tem a intenção de invadir, roubar e destruir um componente eletrônico. Muitos deles fazem por pura "diversão", mas o pior que pode acontecer é de você exercer algo confidencial, como, manter um blog, entrar no facebook, comprar pela internet e fazer transferências bancárias, pois se ele for um hacker, como bandido, ele poderá, roubar, sim ele pode muito rapidamente retirar seu blog ou site do ar, e o mais ilegal, roubar seu dinheiro do banco! E o pior, no Brasil, não existem leis para isso, qualquer um pode invadir um computador, e roubar contas a vontade. Mas se roubarem algo, como dinheiro entre outros, é crime! Só que a investigação é muito complicada e no pais não existe muitos especialistas no ramo.

 Então, não quer sofrer, faça as seguintes coisas:

  1. Atualize seu antivírus, de preferencia pago, como o McaFee, Avira e Norton. Não custa muito e é importantíssimo!
  2. Atualize o Windows, ele corrige falhas no sistema que pode ser utilizado por um hacker com porta para um programa malicioso.
  3. Nunca vá em sites ilegais, ou baixe programas supostamente "grátis", pois o que não custa caro, sairá por um valor inestimável!
 Então, se seguir o que falei ficará livre de tudo que é ruim para o seu PC! A mais uma dica, vai baixar um arquivo e quer verificar se à riscos? Acesse o site http://www.virustotal.com/ , clique em "Submit a URL" e coloque o link da página do download, ele scaneará o site, depois irá ter nos resultados um link para ver os resultados dos arquivos baixados! Se encontrar mais de 5% não baixe, é perigoso!

 Um GRANDE perigo é sair pesquisando no Google, coisas como: "Como ganhar cash no jogo tal", ou, baixar Photo Shop grátis. é perigoso e pode te levar a sites mais perigosos ainda, por meio de spam entre outros meios.

 Então, boa navegação na internet, e fique de olhos abertos!


  

4 comentários:

Anônimo disse...

Hehe, eu ja pesquesei cash gratis pra Combat Arms, e nunca da certo!

Anônimo disse...

Eu baxei o PhotoShop CS2 por um site q eu achei no Google, e num deu nada no meu pc, depois eu baxei o Keigen do PhotoShop CS2 nesse mesmo site, e tbm num deu nada no meu PC!!!!! xD

Anônimo disse...

AEW, SOH PRA PERGUNTA:::: O BLOG TEM BANNER NAUM????? PRA POR NOS PARCEIROS?????

Lucas disse...

Caro(a) anônimo 2, isso foi um puro golpe de sorte, e além disso é contra a lei!

Caro(a) anônimo 3, eu estava pesquisando aqui como se faz aqueles banners animados (em gif) para colocar, mas vou colocar um simplesinho mesmo.