Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Irlanda

Caros leitores, e tia, isso é o que pude descobrir, e o que aprendi com você sobre este lugar inacreditável. 

IrlandaIrlanda

Ano de adesão à União Europeia: 1973
Sistema político: República
Capital: Dublin
Superfície total: 70 000 km²
População: 4,5 milhões de habitantes
Moeda: euro
Oiça uma das línguas oficiais da UE faladas no país:  inglês , irlandês

Irlanda
Detalhes do mapa - clicar no mapa
As regiões planas do interior são essencialmente constituídas por terrenos agrícolas, com excepção de algumas zonas ligeiramente acidentadas, e por grandes áreas de pântanos e lagos. A oeste erguem-se montanhas costeiras que atingem, por vezes, mais de 1000 m de altitude. Cerca de um terço da população vive em Dublim.
A Câmara Baixa do Parlamento, ou Dáil, é composta por 166 deputados e a Câmara Alta, ou Seanad , é composta por 60 membros. As eleições para o Parlamento são realizados de cinco em cinco anos. O Presidente, eleito por um período de sete anos exerce sobretudo funções de representação.
Embora a história da Irlanda tenha conhecido alguns períodos agitados e conturbados, os irlandeses sempre foram conhecidos pelo seu gosto pela música e pelas suas lendas. Muitas vezes referida como terra de santos e de sábios, a Irlanda foi berço de muitos escritores famosos de língua inglesa, como Yeats, Joyce, Beckett, Wilde e Shaw, bem como de grupos e cantores de rock mundialmente conhecidos, como os U2, The Corrs e Sinéad O’Connor.
A cozinha tradicional irlandesa é essencialmente constituída por pratos simples à base carne e legumes cozidos como, por exemplo, batata, cenoura, nabo e pastinaca.



A parte a cima foi retirada de:http://europa.eu/about-eu/countries/member-countries/ireland/index_pt.htm

Situada no noroeste da Europa, numa ilha. A Irlanda é o sucessor do Estado Livre Irlandês. Este domínio tem sido constituído quando toda a ilha da Irlanda se separou do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda em 6 de Dezembro de 1922. No entanto, no dia seguinte, o Parlamento da Irlanda do Norte exerceu o seu direito ao abrigo do Tratado Anglo-Irlandês, e optou voltar a pertencer ao Reino Unido.[10] Esta acção, conhecida como a Partição da Irlanda, foi seguida de quatro tentativas para introduzir o governo autónomo de toda a ilha da Irlanda (em 1886, 1893, 1914 e 1920). O Estado Livre Irlandês foi abolido quando a Irlanda foi formalmente criada em 29 de Dezembro de 1937, o dia em que a sua Constituição entrou em vigor.

A independência Irlandesa da Grã-Bretanha em 1922 foi precedida pela Guerra de Independência e a Revolta da Páscoa de 1916, quando voluntários irlandeses e membros do Exército Civil Irlandês tomaram o comando de lugares em Dublin e Galway sob os termos expressos na Proclamação da República da Irlanda. Os sete signatários desta proclamação, Patrick PearseThomas MacDonaghClarke Thomas,Sean MacDiarmadaJoseph PlunkettEamonn Ceannt e James Connolly, foram executados, juntamente com outras nove pessoas, e milhares foram internados, precipitando a Guerra de Independência da Irlanda.

[editar]Antecedentes históricos


A partir do Acto da União em 1 de Janeiro de 1801, e até 6 de Dezembro de 1922, a Irlanda tinha feito parte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Durante aGrande Fome, de 1845 a 1849, a população da ilha que contava com 8 milhões de habitantes, caiu 30 por cento. Sob domínio britânico, um milhão de irlandeses morreram de inanição e outro 1.5 milhões emigraram,[11] que definiu o padrão de emigração para o século que se seguia e teria como resultado um declínio constante até à década de 1960. A partir de 1874, mas especialmente a partir de 1880, no mandato de Charles Stewart Parnell, o Partido Parlamentar Irlandês alcançou proeminência através de generalizada agitação agrária que ganhou reformas agrícolas para inquilinos e com as suas tentativas de ganhar a aprovação de duas propostas de lei (Home Rule Bills), que teriam concedido à Irlanda limitada autonomia nacional dentro do Reino Unido. Estes, no entanto, levaram as "camadas populares" a controlar os assuntos nacionais sob Acto do Governo da Irlanda de 1898, anteriormente nas mãos de grande júris dominados por proprietários de terras.

[editar]Estatuto Home Rule

Home Rule parecia certo, em 1911, quando a Câmara dos Lordes perderam o seu veto e John Redmond garantiu o terceiro lugar no Ato do Governo da Irlanda de 1914. O Movimento Unionista, no entanto, tinha vindo a crescer desde 1886 entre os irlandeses protestantes, após a introdução do projecto de uma Casa de Governo, temendo que eles enfrentassem discriminação e perder privilégios económicos e sociais se irlandeses católicos fossem realizar uma verdadeira força política. Embora o sindicalismo irlandês existisse em toda a Irlanda, ainda no final do século XIX e início do século XX, o sindicalismo foi particularmente forte em partes de Ulster, onde a industrialização foi mais comum em contraste com a maioria agrária do resto da ilha. Além disso, a população protestante localizava-se principalmente em Ulster, com maiorias sindicalistas existentes em cerca de quatro condados.
 Em Dublin (capital) onde minha tia está, fica concentrada a maior parte da população irlandesa, e no pais, é tradição ter Pubs (bares), e lá se encontram muitas cervejas, entre outras bebidas, se você é maior de idade e gosta de cerveja, vá para Dublin, tem até uma fábrica aberta para visitas, a Guinness, veja o site deles: http://www.guinness.com/en-ie/

 Já para a área rural, existem os castelos em ruínas, e os grandes penhascos, e gélidas águas, o tipo de vegetação é meio rasteiro, e as árvores se limitam a pequenos pinheiros, entre outros. O céu é normalmente cinza, o sol sai só as vezes no dia, e sempre está caindo uns pinguinhos de chuva, esteja sempre equipado com seu guarda chuva.

 O governo de lá é bem certo com sua população, existem muitas opções de transporte, como o:

Transportes públicos em Dublin e da Irlanda

A primeira coisa a lembrar quando se utiliza transportes publicos na Irlanda é que você é um estudante, assim você terá uma série de descontos com a sua StudentTravelCard.
Em Dublin, voce encontrara diversas opcoes de transporte público. Estas incluem... Dublin Bus, o trem DART e o service de bonde electrico chamado Luas.
Dublin Bus opera um serviço de circular em toda a cidade de Dublin. Os onibus sao bem confortaveis, sao adaptados para cadeira de rodas e teem espaco interno para malas.
Eles possuem dois andares, seguindo o modelo de Londres mas ao inves da cor vermelha, aqui os onibus utilizam as cores azul e amarelo. O primeiro ônibus inicia seu trajeto cerca de 06:00 e o ultimo, cerca de 23:30.
Os ônibus em Dublin, geralmente não seguem um horario muito rigoroso e muitas vezes você vai ouvir as pessoas aqui reclamando sobre isso. Faz parte da rotina irlandesa!
O trem DART corre ao longo da costa de Wicklow e no nordeste da cidade de Dublin. E uma otima opcao se voce quiser conhecer a faixa litoranea de Dublin.
Os trens são geralmente pontuais e se ha algum atraso, este e informado imediatamente nas estacoes.
O bonde electrico LUAS é relativamente novo em Dublin e segue um horario muito preciso. Ele para e anuncia todos os pontos do trajeto, e voce encontrara um disponivel a aproximandamente cada 5 minutos.

Neste momento, existem dois bondes que operam na cidade de Dublin:

Um de Dublin West (Tallaght) à Docas, no centro norte da cidade.

O outro ao sul de Dublin (Sandyford) de St. Stephens Green Park.

Infelizmente, os dois carros eléctricos não estão conectados, então você terá que andar se você está planejando viajar em ambas as linhas.
Todos os três tipos de transporte acima oferecem planos de viagens semanais e mensais. Se você acha que vai usar qualquer um deles com freqüência, então é provavelmente uma boa idéia comprar um bilhete semanal ou mensal.
Ele também irá poupar-lhe ter de usar moedas de cada vez que você utilizá-los. Não esqueça que você não pode pagar o ônibus com notas!
Fora de Dublin, a Irlanda tem duas principais ônibus e prestadores de serviços ferroviários ... Bus Eireann e Iarnrod Eireann. (Iarnrod significa "ferro" em irlandês e, claro, é Eireann "Irlanda"!)
Bus Eireann opera em toda a Irlanda e sua base principal está no centro de Dublin, ao lado da estação Connolly.
Os preços dos bilhetes são geralmente bons, mas os tempos de viagem pode ser muito mais do que se você estiver dirigindo.
Por exemplo, para viagens de Dublin a Galway de ônibus pode demorar 4 horas. De carro, é de aproximadamente 2 horas.
Iarnrod Eireann e um trem interestadual e opera serviços em todas as principais cidades da Irlanda. E uma otima opcao se voce quiser conhecer o interior da Irlanda.

Os bilhetes para este trem sao mais caros se comparados com o preco dos onibus que viajam no interior da Irlanda.

Mas ...
A duracao da viagem e geralmente mais curta e você tera mais conforto.
Bilhetes mensais também podem ser comprados para trens na Irlanda e, claro...
você pode obter um desconto se tiver o student Travelcard!

Táxis podem ser uma alternativa ao transporte público aqui, mas eles são muito mais caros.
Existe uma taxa básica de 5 euros, logo que você senta no táxi, por isso mesmo uma curta viagem pode ser caro.
O melhor conselho é pedir ao motorista para lhe dar uma estimativa do preço antes de
sair.Por exemplo, se você estiver viajando do Aeroporto de Dublin ao centro de Dublin, você vai pagar cerca de 30 euros (ou mais, se você tiver bagagem).


 Outras características do pais:


A ilha da Irlanda é dividida pela República da Irlanda (ocupa grande parte do território) e a Irlanda do Norte. Na costa oeste irlandesa há colinas e montanhas baixas, já no centro do país a superfície é relativamente plana, cortada por rios, com o Shannon; além da presença de grandes lagos, como o Loughs. O clima predominante é o temperado oceânico, sendo que os verões quase não são quentes e os invernos são rigorosos. 

A economia irlandesa não possui uma grande dimensão, apesar disso, é moderna e tem forte ligação e dependência com o setor do comércio. A economia do país era extremamente envolvida com a agricultura, no entanto, atualmente essa importância foi transferida para o setor industrial, que representa 38% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. A indústria responde por 80% das exportações e cerca de 28% da PEA (População Economicamente Ativa) se encontra atuando nesse setor. 

A população é constituída etnicamente por europeus (96%, sendo 88,8% irlandeses e 7,2% de outros países), asiáticos (1,1%), africanos (0,8%), americanos (0,5%), australianos e neozelandeses (0,1%) e outros (1,5%). 

Na República da Irlanda, as línguas oficiais são:o irlandês, celta nativo e o inglês (oficial secundário). Quanto à religião, 86,8% se consideram católicos, o restante é da igreja da Irlanda, além de adeptos do judaísmo e do protestantismo. 

Dados gerais 

Nome: República da Irlanda. 

Bandeira: 

Brasão: 

Gentílico: irlandês. 

Capital: Dublin. 

Governo: República Parlamentar. 

Independência: do Reino Unido - em 24 de abril de 1916 e reconhecida em 6 de dezembro de 1922. 

Entrada na União Europeia: 1° de janeiro de 1973. 

Renda per capita: 47 168 dólares. 

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,895 (muito alto). 

Esperança de vida: 78,6 anos. 

Alfabetização: 99,9%. 

Moeda: euro. 

Site oficial: www.irlgov.ie/



Bom, por hoje é só pessoal!

Um comentário:

nirvana disse...

olha so
eu tambem quero um post so meu.....o meu lugar e mais legal ... e estamos esperando vc nos visitar
bjs