Páginas

domingo, 28 de agosto de 2011

20 anos

Muitos conhecem o Nirvana, tem até em uma das minhas listas essa aqui. Mas o álbum completa 20 anos mês que vem, e para fazer uma homenagem em grande estilo, vou escrever o especial de domingo sobre ele!

 
1991, um ano bom:
Sei que muitos de vocês não tinham nem nascido nesse ano, mas isso não o impede de conhecer o quão importante foi e é no mundo da música. Quando as paradas de sucesso eram dominadas por bandas como Guns N' Roses e Michael Jackson, o Nirvana estava erguendo os pilares do novo rock, 3 garotos de Seattle que pensaram grande, e tinham um gênio na banda queriam tirar eles do topo! Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic formam a banda, muita raiva, letras sem muito sentido e camisas de flanela xadrez dominaram os anos 90. Se você gosta de Rock, tem que ter na sua prateleira (ou sei lá oque) Nevermind, pois ele é um álbum incrível, e sem ele não pode saber se curte ou não rock. Em comemoração dos 20 anos vão relançar o álbum (novamente), com videos entre outras mídias inéditas, eu por exemplo, vou juntar meu dinheiro para comprar ele! Mal posso esperar para tentar ver o quão esse ano foi...


E aqui vai uma lista de outros álbuns que também completam 20 anos:

RIO - O disco certo na hora certa, "Nevermind" é lembrado hoje pelo impacto de asteroide desgovernado que provocou no planeta rock naquele ano de 1991 . Mas, olhando em retrospecto, ele não foi o único disco memorável do período. Longe disso. Sendo assim, para fazer justiça a um ano em que as guitarras impuseram respeito num cenário que parecia dominado pelo pop de gravadora, lembramos aqui de outros 20 álbuns de responsa que completam 20 anos em 2011. Americanos ou britânicos, estreantes ou veteranos, mainstream ou underground, os grupos a seguir fizeram um 1991 muito feliz para os roqueiros do planeta.
1) R.E.M. - "Out of time" (11/03): transformou os patronos do indie rock em estrelas mundiais, graças à força de canções como "Shiny happy people" e " Losing my religion " - cujos videoclipes, aliás, marcaram uma época.
2) Metallica - "Álbum preto" (13/08): Igualmente adorado e detestado, foi o disco em que os reis do thrash metal baixaram a velocidade, simplificaram as músicas e venceram. " Enter Sandman ", "The unforgiven"..., hits não faltaram.
3) Blur -" Leisure" (26/08): Disco de estreia da banda inglesa que, em poucos anos, disputaria com o Oasis o trono do Britpop. Trouxe um bocado de psicodelia ("She's so high") e pop dançante com guitarra (" There's no other way ").
4) Pearl Jam - "Ten" (27/08): Da mesma cena grunge que o Nirvana, o grupo chegou ao primeiro disco igual a um fio desencapado de emoção. " Alive " e "Jeremy" abriram caminho - e eles foram em frente. Tocam no Brasil este ano.
5) Pixies - "Trompe le monde" (07/10): em seu quarto (e último) disco, a banda que influenciou "Smells like teen spirit" ainda mostrava ter bastante gás em canções como " Planet of sound " e "Head on" (do Jesus & Mary Chain).
6) Red Hot Chili Peppers - "Blood sugar sex magik" (24/09): Ainda funk, mas bem relaxado, o grupo californiano cometeu seu maior disco. Tem pedradas como " Suck my kiss " e belezas melódicas como as de "Breaking the girl".
7) Sepultura - "Arise" (02/04): Graças a esse CD, a banda brasileira entrou para o primeiro time do heavy metal mundial. Com peso absurdo e muita precisão na execução, destacaram-se a faixa-título e " Dead embryonic cells ".
8) Guns N' Roses - "Use your illusion I & II" (17/09): Dois LPs duplos, lançados no mesmo dia - a banda de Axl Rose não estava mesmo para brincadeira. Emplacou "Don't cry", " November rain "... Seria o seu último suspiro de grandeza.
9) Primal Scream - "Screamadelica" (23/09): A banda indie escosesa se entupiu de drogas e foi experimentar com música eletrônica. Fez uma obra-prima da psicodelia anos 1990, com faixas como " Movin' on up ". Em breve, vem ao Brasil com show de 20 anos do disco.
10) Soundgarden - "Badmotorfinger" (08/10): Álbum do estouro dessa banda do grunge com um grande vocalista e um instrumental desafiador. "Outshined" e " Jesus Christ Pose " fazem muita gente ter arrepios de saudade de 1991.
11) Teenage Fanclub - "Bandwagonesque" (04/11): Escoceses com melodias românticas, guitarras pesadas & melódicas e grandes canções (como " The concept "), tinham tudo pra chegar lá com esse disco. Mas aí veio o Nirvana... e o resto todos sabem.
12) My Bloody Valentine - "Loveless" (04/11): Os irlandeses quase faliram a gravadora Creation com esse álbum, que demoraram dois anos para gravar. Kevin Shields pintou paisagens de guitarra jamais vistas. Ouça: " Only shallow ".
13) U2 - "Achtung baby" (19/11): Enjoado de estar no topo do mundo, o U2 abandonou a imagem messiânica e se reinventou com ritmos dançantes e autoironia. Mas não descuidou das canções. Estão lá "One" e " Mysterious ways ".
14) Dinosaur Jr. - "Green mind" (19/02): Ícone do rock underground americano, o trio de J Mascis estreou numa grande gravadora juntando guitarras cáusticas e boas canções, como sua faixa-título . Mais ou menos como faria o Nirvana logo depois.
15) Primus - "Sailing the seas of cheese" (14/05): Liderada pelo virtuoso baixista (e bizarro vocalista) Les Claypool, o grupo chegou ao sucesso com esse disco de funk com guitarras pesadas, ritmos quebrados e melodias atonais. Ouça " Jerry was a race car driver ".
16) Mudhoney - "Every good boy deserves fudge" (23/07): Banda de Seattle que menos tinha a ver com o grunge. Fez desse disco um clássico do descompromisso de garagem. " Good enough " e "Into the drink" já garantem a festa.
17) Skid Row --"Slave to the grind" (11/06): Álbum surpreendentemente vigoroso da banda de pop-metal. "Monkey business" e a faixa-título promoveram o bate-cabeça. E " Wasted time " foi a balada para marcar posição nas rádios.
18) Ozzy Osbourne - "No more tears" (08/12): Ao lado do guitarrista Zakk Wylde, o velho homem do heavy metal renovou seu som com bons resultados. Os sucessos foram a faixa-título e a emocionada "Mama, I'm coming home".
19) Infectious Grooves - "The plague that makes your booty move" (9/10): Projeto paralelo de integrantes dos grupos Suicidal Tendencies e Jane's Addiction, o volátil coletivo estreou em álbum com uma pérola do estilo funk-metal. Ouça " Punk it up ".
20) EMF - "Schubert Dip" (06/05): Com jeitão de boy band, balanços irresistíveis e guitarras robustas, os ingleses confundiram os críticos quando apareceram com esse disco. Mas a faixa " Unbelievable " não deixou ninguém parado.
Então fazendo uma homenagem ao Nirvana, vou colocar um player de música para vocês ouvirem umas musicas muito boas! Aqui em baixo ó:

Um comentário:

Vc vc vc vc vc vc vc quer? disse...

Cadê as novas postagens???