quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Curiosidades da Lua!
A Lua está distante 384.405 Km da Terra. O diâmetro é de 3.476 Km e o período de rotação de 27,32 dias terrestres. Outra informação importante: um dia lunar dura 29,53 dias terrestres.
Os dias lunares são escaldantes e a noites extremamentes frias. A temperatura superficial varia de -150º C a 120º C.
A atmosfera lunar é constituída dos seguintes gases, na ordem: neônio, hélio, hidrogênio e argônio. A crosta é formada por rochas ricas em cálcio.
As primeiras observações da Lua com telescópios são de de novembro de 1609 e foram feitas pelo gênio italiano Galileu Galilei.
Apesar de não ser a maior (a maior é Ganimedes, uma das luas de Júpiter), a nossa lua é, “proporcionalmente”, o maior satélite natural do Sistema Solar.
Existe uma teoria científica que afirma que a lua é resultado da colisão de um planeta chamado Theia e com o tamanho equivalente ao de Marte com a Terra. Tal teoria é conhecida dos astronômos como Big Splash.
Pesquisas da Nasa confirmaram a existência de água em estado sólido na Lua. Dados enviados pela sonda Lcross em 2009 indicaram a existência de água em uma região em sombra perpétua no fundo de uma cratera chamada Cabeus, perto do polo sul lunar.
As crateras da Lua são formadas quase em sua totalidade pelo choque de meteoritos. A pergunta que não quer calar: se a Terra também é bombardeada por objetos celestes, por que as suas crateras não podem ser vistas do espaço? Resposta: algumas crateras são vistas por satélites, sim. A imensa maioria, porém, desaparece ou se torna impercebível graças a efeitos como a erosão.
Veja o que aconteceria se a Lua não existisse: o eixo da Terra giraria como um pião e o planeta mudaria de posição de tal forma que os pólos poderiam, de vez em quando, ficar apontados para o sol. Quanto ao clima, ele entraria em parafuso e haveria períodos quentíssimos com outros congelantes.
A Lua se afasta da Terra a uma velocidade um a três centímetros por ano e três metros por século.
Em breve postarei algo a mais sobre a Lua!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário