Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Video Games: PSP


O PSP, assim como o Nintendo DS, ele é um portátil revolucionário! Seus gráficos são comparáveis a do PS2, e seu tamanho é bem compacto, mas é muito confortável. Uma grande vantagem do PSP é seu desbloqueio, sendo uma coisa tão complicada em consoles como PS2, e PS3, que requerem mod chip, ou um pendrive de desbloqueio, podendo até ter um PS3 banido da PSN (Playstation Network), o que não faz muita diferença, pois o serviço já se mostrou vulnerável em algumas graves ocasiões.

O problema são os jogos, que no Brasil estão puco presentes, tornando a única saída o desbloqueio, mas se você está pensando que isso é uma coisa difícil, mas para provar que não é, vou lhes ensinar. Mesmo sabendo que é uma coisa "ilegal", ninguém será preso por isso. A Sony, meio que deixa largado os seu video games, pois todos lançados até o momento, já foram desbloqueados. Mas Lucas, como eu faço para colocar os jogos no PsP desbloqueado se o seu cd é especial? É muito simples, você baixa e passa pro cartão de memória! Mas antes eu vou colocar aqui um "dicionário" para vocês entenderem algumas palavras:

Firmware: Um sistema que o console roda, tipo um Windows, só que para um videogeme.
OFW: O firmware original da Sony.
CFW: Custom Firmware, o que seria o desbloqueio.
Memory Stick: O cartão de memória.
.ISO: O jogo em si.

Bom, então, se você adquiriu seu PSP recentemente, ele deve estar com o firmware original da Sony, então, como o meu é o 5.03, é o que sei ensinar, então, para desbloquear o seu video game com um firmware superior, procure neste site: http://www.newsinside.org/category/psp
Ele tem todas as informações necessárias para o seu caso. Mas se não achou, de uma busca no Google, ele com certeza irá te ajudar. Mas claro que eu estou aberto a perguntas, basta você comentar, pode ser até como anônimo mesmo. [DESESPERO]

Vamos ao tutorial de desbloqueio!

Primeiro, saiba realmente se o seu PSP está no firmware, pois se instalar os seguintes componentes no seu PSP . Se não fizer isso irá com a máxima certeza que seu video game irá brikar. Mas, o que é brikar? É quando acontece algo no OFW e ele não se inicia normalmente, causando um grave problema, que muitas vezes não tem solução.

Depois de ter feito isso, vamos ao armário pegar o carregador, plugue-o na tomada coloque na entrada de energia do seu console. Isso é parte do procedimento pois se o seu PSP descarregar pode ocorrer um brick. Então prevenir é melhor que remediar!

Depois, de carregar, pegue o cabo USB e conecte ao PC, baixe estes arquivos:
5.03 GEN-C-http://www.megaupload.com/?d=C6KV2BPT
ChickHEN R2-http://www.megaupload.com/?d=C8T518AU

IMPORTANTE:
Se seguir o tutorial perfeitamente não tem risco de brick, porque ele só adiciona arquivos na flash e não substitui, mais assim que instalar esse CFW você terá acesso a sua flash0 e NÃO MEXA, pois os PSPs 2000v3 e 3000 não tem recuperação. Também é muito importante não usar o CXMB 3.3, porque ele também altera a memoria interna. (Mais pode usar o CXMB não oficial criado para o 5.03GEN-A)


Instalação:

Nota: Se você possui plugins no seu Memory Stick, certifique-se de desativá-los.

* Execute o ChickHEN R2, se não for de primeira acalme e tente de novo até funcionar. (quando a tela ficar verde e o PSP reiniciar)
Instalação do ChickHEN v2!
-Antes de fazer qualquer coisa, deves remover qualquer imagem da tua PSP.
-Descomprimir o arquivo e colocar o arquivo h.bin na raiz do memory stick.

Recomendável!
Se tens a pasta PICTURE na raiz do teu memory stick, deves copiar o ficheiro correspondente à tua PSP (PHAT = 1000/ Slim = 2000 e 3000). Se não quiseres usar a pasta PICTURE podes usar a PHOTO que está dentro de ms:/PSP/.


Passo importante: Desliga a PSP, e prime o botão Power durante 5 segundos até que ela esteja desligada. Em seguida podes ligar a PSP.

-Vai ao menu Fotos->Memory Stick.

-Dessa até a última foto e continue precionando o botão para baixo.
-Se o ecrã ficar verde o HEN irá ser lido pela PSP
-Em seguida a PSP irá reiniciar sozinha
-Podes ir a Definições -> Definições de Sistema -> Informação de Sistema e ver o Firmware se está em 5.03 ChickHEN.

Nota: Se não der, tens que experimentar várias vezes, desligar várias vezes a PSP, até que o HEN funcione. 
Nota 2: Não deves abrir o HEN como uma foto, pois irá empancar a PSP e a mesma desligar, deves apenas abrir a parte de Fotos e o HEN será arrancado.

* Download Custom Firmware 5.03GEN-C (inicio do tutorial)

* Descompacte o arquivo em seu desktop (ou outro local)

* Ligue o seu PSP a seu PC através do cabo USB

* Vá para o onde descompactou os arquivos e copie a pasta PSP para a raíz do cartão de memória.

* Quando os arquivos terminarem de ser copiados, saia do modo USB e desligue seu PSP.

* Em seu PSP, abra o homebrew 5.03 GEN-C



* Aperte X para abrir a aplicação.



* Após iniciar a aplicação, você tem várias opções:

- * /\: se quiser sair sem fazer nada.
- * L ou R: para instalar os modulos na flash de seu console (deve fazê-lo em primeiro lugar)
- * O: para reiniciar e execultar o Custom Firmware (apenas se você já instalou os arquivos na flash) 

* Nesse caso, deve primeiro instalar, você deve pressionar L ou R. Os arquivos irão para a flash em seu console. NÃO HÁ RISCO DE BRICK na operação. 



* Em seguida, pressione O para iniciar o Custom Firmware.



* O PSP deve reiniciar e você estar com o Custom Firmware 5.03 GEN-A.

Você fica como um PSP desbloqueado e poderá tira-lo da gaveta. 


Depois de ter feito tudo isso, pode colocar-se jogos, mais precisamente, arquivos .iso, mas isso é uma coisa simples, pois existem sites na internet que disponibilizam esses arquivos, mesmo sendo ilegal.
Um desses sites é o Games Max, e nesta pagina mais precisamente: http://www.gamesmax.net/jogos-psp existem os jogos para download. Que devem ser colocados na pasta ISO, que se não existir no seu cartão de memória é só criar. Para jogos .ISO, coloque sem descompactar na pasta, se for .CSO, faça o mesmo. Existem alguns jogos que precisam do Prometheus, um programinha que possibilita rodar jogos novos, mas isso é só procurar no Google. Até pessoal!




Nenhum comentário: